Um processo de aprendizagem tem que ter em consideração os aspectos biológicos e a interação do indivíduo com o meio físico e social, onde os aspetos cognitivos e afectivos têm igual importância e peso, numa perspectiva de que o conhecimento e a aprendizagem só podem ser construídos por meio da acção humana, em contextos sociais.
As competências a serem adquiridas por estudantes do ensino superior da área de Saúde devem envolver um conjunto de saberes teóricos, o saber-fazer (actividades práticas) e o saber-ser (comportamentos sócio-afectivos).
As instituições de ensino superior devem ter uma maior participação na dinâmica social, se envolvendo mais em actividades que incluem os contextos sociais, culturais, políticos e económicos na qual estão inseridas e que desenvolvem interesses, valores e preferências da sociedade.
Os estudantes da licenciatura de Fisioterapia do Instituto Piaget de Silves realizaram técnicas de mobilização dos tecidos moles em crianças do Jardim de Infância do Enxerim- Silves, tendo assim, a oportunidade de praticar uma das técnicas aprendidas, assim como saber intervir com crianças, devidamente supervisionados por um docente.