(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Escola Profissional de Alte promove Cursos de Português Língua de Acolhimento nas aldeias de Alte e de Boliqueime

Escola Profissional de Alte promove Cursos de Português Língua de Acolhimento nas aldeias de Alte e de Boliqueime

Ensinar/Aprender a língua do país que acolhe é partilha geradora de empatia biunívoca sentida pelos que chegam e pelos que os recebem.

A EPA – Escola Profissional de Alte CIPRL em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro – IEFP, a Câmara Municipal de Loulé, as Juntas de Freguesia de Alte e de Boliqueime e a empresa Fonte do Conde - Farming & Events, dá continuidade à promoção de Cursos de Português Língua de Acolhimento, em aldeias do interior do concelho de Loulé, criando assim oportunidade para que cidadãos estrangeiros conheçam a língua e os costumes portugueses, dois elementos facilitadores para a sua integração nas comunidades onde residem, assim como para a sua integração profissional, social e cívica na sociedade portuguesa.

Nos anos de 2022 e 2023, a parceria promoveu três Cursos de nível A1+A2 de proficiência em Língua Portuguesa (Utilizador Elementar) de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), que foram frequentados por um total de 34 formandos de 14 nacionalidades: Bélgica, Egipto, França, Índia, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Marrocos, Polónia, Nepal, Bangladesh, Irlanda, Equador e Venezuela.

Ao longo dos dois anos proporcionou-se aqueles cidadãos estrangeiros a aprendizagem da língua do país que os acolheu, promoveu-se a comunicação intercultural e a troca de conhecimento sobre os valores, as crenças, a história e a cultura do nosso país e dos seus países.

Muitos dos cidadãos que concluíram aqueles cursos, manifestaram interesse em dar continuidade ao processo de aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesa, pelo que, com outros que a eles se associaram, iniciaram agora o nível B1+B2 – Utilizador Independente.

Os cursos, com uma duração de 150 horas, estão a decorrer na aldeia de Alte, nas instalações da Escola Profissional Cândido Guerreiro, e na aldeia de Boliqueime, em instalações da Junta de Freguesia, e são frequentados por um total de 27 adultos estrangeiros, de 9 nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Bélgica, Egipto, França, Nepal, Polónia, Ucrânia e Reino Unido.

No ano de 2024, a parceria prevê iniciar mais Cursos de nível A1+A2 naquelas aldeias, tendo até esta data recebido 28 pré-inscrições.

Os interessados em frequentar os Cursos devem contactar a EPA – Escola Profissional de Alte CIPRL, através de correio eletrónico: epalte@epalte.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos