Ação! Gritou-se em uníssono na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão numa sessão de teatro que assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental.
Celebrando o Dia Mundial da Saúde Mental, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, que detém o selo “ Escola SaudávelMente” atribuído pela ordem dos Psicólogos pelas boas práticas relativas à manutenção da saúde mental dos membros da sua comunidade escolar, recebeu no passado dia 12 de Outubro, no seu auditório, o Grupo de Teatro Baal 17, que numa sessão de teatro-debate conduziu os alunos de 2º ano da escola numa viagem interativa que acompanhou a história de 3 jovens e de Alberto, um adolescente que se debate com uma depressão.
Os alunos tiveram a oportunidade de tentar ajudar Alberto a resolver o seu problema e deram a sua opinião acerca das várias situações apresentadas. A peça de teatro insere-se no projeto “Cuida-te +” do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável e que neste âmbito, organiza inúmeras sessões de sensibilização por ano, em diversas escolas do país.
De forma descomplexada e sensível foram abordadas várias questões da saúde mental, desde a depressão, passando pelo transtorno de pânico, ansiedade, stress e pelos medos e fobias, transmitindo a mensagem de que todos nós, em alguma fase da vida, nos podemos confrontar com um destes distúrbios.
Salientando a necessidade de compreendermos os problemas dos outros como sendo os nossos próprios problemas, reforçou-se a ideia do papel preponderante que cada um de nós deve assumir na comunidade e da relevância da adoção de uma atitude empática em relação às questões dos que nos rodeiam, porque afinal, falar de saúde mental sem a estigmatizar é fundamental.