(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Torneio Internacional de Vela do Carnaval celebra 50 anos de história

Torneio Internacional de Vela do Carnaval celebra 50 anos de história

Entre 10 e 12 de fevereiro realiza-se o 50º Torneio Internacional de Vela do Carnaval em Vilamoura

Perto de 3 centenas de velas vão encher o horizonte de Vilamoura nas tradicionais ‘regatas de Carnaval’, a maior e mais antiga prova de vela ligeira da Península Ibérica. Este ano assinala-se a 50ª edição desta icónica competição, que nasceu em 1974 e que nunca foi interrompida.

Apesar das más condições atmosféricas que se fazem sentir em todo o país e também no Algarve, centenas de velejadores nacionais e internacionais não quiseram faltar a esta edição comemorativa da prova.

O Torneio Internacional de vela do Carnaval, organizado pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com o apoio do Capable Planet Clube Náutico faz parte da história do país, marcou gerações de velejadores e assinala, ano após ano, o arranque de um novo ciclo de desafios e competições.

«Celebrar 50 anos de vida, é um feito que muito nos orgulha. São várias as gerações de velejadores que ficaram marcadas por tudo o que viveram nas regatas de Carnaval de Vilamoura, ano após ano. O nosso Torneio é uma competição importante mas é também uma festa, onde se celebra a magia da vela», refere Isolete Correia, Presidente da Direção do CIMAV e Administradora da Marina de Vilamoura.

Serão 7 classes em competição este ano- Optimist, ILCA4, ILCA6, ILCA7, Snipe e 420 – divididas por 3 campos de regata.

Como habitualmente, a frota de Optimist será a mais numerosa com cerca de 120 embarcações.

Este ano, Espanha voltará a estar em força em Vilamoura, com várias dezenas de velejadores, principalmente na classe Optimist. Irlanda, Bélgica, Alemanha, Noruega e Brasil são outras das nacionalidades que marcam presença neste Torneio de Vela do Carnaval.

O 50º Torneio Internacional de Vela do Carnaval conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Marina de Vilamoura, Vilamoura World e ainda da Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, IPDJ, Prow Group e D. Pedro Hotels.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos