(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Nova época de Petanca a nível nacional

Nova época de Petanca a nível nacional

O início da temporada oficial de 2023 no continente está marcado para o próximo domingo, dia 26 de Fevereiro, com a realização de 3 Torneios de Abertura: a Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano e a Associação de Petanca do Algarve fazem "2 em 1", em Tavira, na Associação Onda Sólida Arraial. Petanca S. Mamede Batalha acolherá o da Associação de Petanca da Zona Centro e o Clube Caçadores de Rebordosa será o anfitrião da prova da Associação de Petanca da Zona Norte.

A Associação de Petanca da Madeira foi a 1ª a começar esta época, com o Campeonato Regional de Mão a Mão realizado no passado domingo, na Calheta.

São 17 as competições que integram o calendário da Federação Portuguesa de Petanca: torneios de abertura, eliminatórias regionais e finais das 4 variantes (mão a mão, dublete, triplete e tiro), Taças de Portugal, Algarve, Lisboa, Porto, Abel Ferreira (inter-associações) e Ibérica.

Cada uma das 5 Associações de Petanca (Algarve, Zonas Norte e Centro, Madeira e Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano) têm programas próprios, dos quais fazem parte, para além das atrás referidas, torneios de encerramento, taças associativas, provas regionais promovidas por todos os clubes filiados e ainda internacionais e abertos para divulgação e dinamização da modalidade.

Em Portugal há 46 clubes filiados e 921 atletas, sendo 805 seniores masculinos, 75 seniores femininos, 13 juniores masculinos, 2 juniores femininos, 24 infantis e cadetes masculinos e 2 infantis e cadetes femininos.

A Associação de Petanca da Zona Centro é a mais representativa a nível nacional, com 261 jogadores (227 homens, 30 senhoras, 1 júnior masculino e 3 infantis e cadetes masculinos) de 14 clubes: Associação Académica de Santarém, Associação de Amigos da Petanca de Muge, Associação Cultural e Recreativa da Urqueira, Associação Desportiva de Buarcos 2017, Associação Desportiva Cultural Solidariedade Social do Lavradio, Associação 20 km de Almeirim, Clube de Campismo de Lisboa, Clube Petanca São Pedro do Estoril, Grupo Desportivo do Granho, Grupo Desportivo Sobreirense Boulodrome, Petanca S. Mamede Batalha, Real Clube Petanca de Alpiarça, União Amigos de Olho Marinho e União Desportiva e Cultural do Alqueidão.

Segue-se a Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano, com 241 (210 seniores masculinos, 23 seniores femininos, 6 juniores masculinos e 2 infantis e cadetes de ambos os sexos) de 11 clubes: Centro Cultural Desportivo Câmara Municipal de Lagos, Clube Caça e Pesca de S. Miguel, Clube Desportivo Cultural da Nave, Clube de Instrução e Recreio Rogilense, Clube Petanca Montes de Alvor, Clube Recreativo Infante de Sagres, Estrela Desportiva de Bensafrim, Grupo Amigos do Chinicato, Grupo Petanca de Portimão, Juventude Clube de Boavista e Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel.

Depois a Associação de Petanca do Algarve com 229 (189 homens, 13 senhoras, 6 juniores masculinos, 1 júnior feminina, 19 infantis e cadetes masculinos e 1 infantil e cadete ferminina) de 9 clubes: Associação Cultural de Boliqueime, Associação Onda Sólida Arraial, Centro Cultural Desportivo Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira, Clube Atlético Pontense, Clube Pétanca Escola de Loulé, Clube Pétanca de Faro, Clube Praticantes Petanca de Estoi, Grupo Desportivo Barreiras Brancas e Grupo Desportivo Cultural de Machados.

A Associação de Petanca da Zona Norte vem a seguir com 165 (155 seniores masculinos, 8 seniores femininos, 1 júnior feminina e 1 infantil e cadete masculino) de 8 clubes: Associação Bússola Partilhada, Casa do Pessoal da RTP-Porto, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Clube Amigos da Petanca, Clube Caçadores de Rebordosa, Clube Petanca de Estorãos, Clube da Petanca de Rebordosa e Clube Petanca das Taipas.

E por último a Associação de Petanca da Madeira com 25 (24 homens - 1 em cadeira de rodas - e 1 senhora) de 4 clubes: Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, Clube Desportivo e Recreativo Santanense, Clube Escola da Torre e Estrela da Calheta Futebol Clube.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos