(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Matilde Jorge e Elizabet Hamaliy juntam-se a Francisca Jorge no Figueira da Foz Ladies

Matilde Jorge e Elizabet Hamaliy juntam-se a Francisca Jorge no Figueira da Foz Ladies

Um convite em aberto para o quadro principal ITF de 100.000 dólares realiza-se de 23 a 30 de julho

Depois de Francisca Jorge, também Matilde Jorge e Elizabet Hamaliy receberam wild cards para o quadro principal de singulares do Figueira da Foz Ladies Open, que foi apresentado esta quinta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Figueira da Foz. Organizado entre os dias 23 e 30 de julho, este ITF de 100.000 dólares será um dos dois torneios femininos mais importantes a acontecer em Portugal desde 2014.

Com o Salão Nobre dos Paços do Concelho como palco da apresentação, o Figueira da Foz Ladies Open mais importante de sempre foi apresentado por Anabela Tabaçó (Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Manuel Domingues (Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Vasco Costa (Presidente da Federação Portuguesa de Ténis) e Joana Aguiar de Carvalho (Presidente do Tennis Club da Figueira da Foz).

Como novidades, a organização anunciou a entrega de convites para o quadro principal de singulares a duas das melhores tenistas portuguesas da atualidade que assim se juntaram a Francisca Jorge, a número um lusa que na véspera já tinha recebido um wild card.

Atualmente no 635.º lugar do ranking mundial, Matilde Jorge é a campeã nacional de sub 18 e vice-campeã nacional de seniores, estando a viver em 2023 o primeiro ano de exclusividade no circuito profissional.

Em abril, a jovem de Guimarães destacou-se ao contribuir com quatro vitórias em encontros de pares para a subida da seleção nacional portuguesa ao Grupo I da Billie Jean King Cup, refletindo na semana de representação da equipa das quinas o sucesso que tem protagonizado ao lado da irmã mais velha, Francisca Jorge, na variante de pares, na qual ocupa o 133.º lugar mundial.

Tal como ela, Elizabet Hamaliy também faz parte do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis. O Figueira da Foz Ladies Open será o primeiro torneio de 100.000 dólares em que a jovem de 22 anos participa diretamente num quadro principal e será mais uma oportunidade de continuar a construir a recuperação após uma ausência de 15 meses provocada por lesões na canela e num joelho.

Já com três tenistas portuguesas assegurada, a organização do Figueira da Foz Ladies Open ainda tem à disposição mais um convite para o quadro principal de singulares, que será entregue nos próximos dias.

O Figueira da Foz Ladies Open acontece entre os dias 23 e 30 de junho no Tennis Club da Figueira da Foz, onde a entrada é gratuita, e de terça-feira a domingo contará com transmissões em direto na Sport TV.

Declarações de Manuel Domingues, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz: “É um orgulho para a Figueira da Foz receber um torneio desta magnitude e sobretudo nesta altura do ano, em que muita gente está na Figueira da Foz. A possibilidade de assistir a um torneio destes é de enaltecer e está montado um espetáculo que pode ser apresentado como do melhor que se faz na Figueira da Foz e do qual só nos podemos orgulhar.”

Declarações de Anabela Tabaçó, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz: “A Câmara Municipal da Figueira da Foz associou-se a este evento que muito nos honra e a mim em particular por ser um torneio feminino. Estaremos sempre ao lado daqueles que querem organizar eventos que consideramos relevantes e este é um deles. Terá um impacto grande no país e na nossa cidade, pois terá um retorno importante com as pessoas que traz à cidade. Conta com um leque de jogadoras que são de topo e que vão dinamizar o evento de uma forma muito benéfica para todos.”

Declarações de Vasco Costa, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis: “Fazer aqui um torneio que já não acontecia há muitos anos em Portugal, da categoria mais alta da ITF, é um grande desafio e estamos muito felizes por ter tido a oportunidade de trazer um para aqui depois de já termos realizado um no Jamor. Vamos ter uma semana de muito bom ténis e quem passar hoje pelo clube já vai conseguir ver a transformação que houve para poder receber este torneio, por isso quero agradecer ao clube pelas obras que fez e deixar à Câmara Municipal uma palavra especial, porque sem este apoio não seria possível organizar um torneio desta dimensão.”

Declarações de Joana Aguiar de Carvalho, Presidente do Tennis Club da Figueira da Foz: “Este é um momento de enorme satisfação e de grande orgulho para o Tennis Club da Figueira da Foz. É mais um ano em que apresentamos uma edição do nosso Ladies Open, mas desta vez com um prize-money de 100.000 dólares que o torna num dos dois maiores torneios femininos realizados em Portugal este ano. E assim demonstramos que a Figueira da Foz tem todas as condições para receber os maiores eventos. Vai ser uma semana de um orgulho imenso para todos aqueles que frequentam o nosso clube no dia a dia, pois vão poder ver o clube a transformar-se num autêntico palco de ténis mundial. Não posso deixar de agradecer a confiança que nos foi depositada quer pela Federação Portuguesa de Ténis, quer pela Câmara Municipal e agradecer a todos os patrocinadores que estão connosco.”

  • PARTILHAR   

Outros Artigos