(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Comité Olímpico de Portugal celebra protocolo com autarquia de Vila Real de Santo António

Comité Olímpico de Portugal celebra protocolo com autarquia de Vila Real de Santo António

O Comité Olímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinaram, esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo através do qual se comprometem a organizar iniciativas relacionadas com a promoção e desenvolvimento da atividade desportiva e dos valores olímpicos, no âmbito do Programa de Educação Olímpica.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, esta parceria reconhece «a excelência» do Centro de Alto Rendimento de VRSA e resulta do trabalho que é feito diariamente para promover a qualidade do desporto no concelho.

«Somos e queremos continuar a ser a capital do desporto e dos campeões, tendo sempre por base os valores do programa de educação olímpica, que são a excelência, o respeito e a amizade», prossegue Álvaro Araújo.

Para o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, «este protocolo insere-se num contexto de envolvimento das Câmaras Municipais no Programa de Educação Olímpica, cujo objetivo fundamental é permitir às crianças, em idade escolar, uma apropriação dos conteúdos culturais que estão subjacentes à mensagem olímpica».

«É com satisfação que vejo o município de Vila Real de Santo António associar-se a este projeto», afirmou José Manuel Constantino, sublinhando que «a longevidade do Centro de Alto Rendimento de VRSA e sua constante procura por atletas de topo nacionais e internacionais justificam uma constante aposta na sua projeção e promoção».

A cerimónia contou ainda com a presença do diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, do vice-presidente do município, Ricardo Cipriano, e da diretora do departamento de Educação e Memória Olímpica, Rita Nunes, que fez a apresentação do Programa de Educação Olímpica.

Ana Cabecinha distinguida pela sua prestação nos Jogos Olímpicos de Londres

A atleta algarvia Ana Cabecinha, que reside atualmente no concelho de Vila Real de Santo António, foi distinguida com um Diploma de Finalista referente à prova de 20 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, onde ficou em 6º lugar, alcançando a sua melhor marca da época.

O distintivo foi entregue, durante a cerimónia, pelo presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, e pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

Programa de Educação Olímpica

Criado em 2015, pelo Comité Olímpico de Portugal, o Programa de Educação Olímpica tem como principal objetivo promover o olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudável, através dos valores olímpicos: excelência, amizade e respeito.

É um programa educativo que visa contribuir para a formação de crianças e jovens, através de uma abordagem motivante e divertida, para a transmissão de conhecimentos sobre o movimento olímpico, os seus valores, símbolos, modalidades e atletas, ao mesmo tempo que promove a aprendizagem nas diversas áreas disciplinares.

O Programa de Educação Olímpica conta já com 281 escolas, 921 professores e 208.485 alunos envolvidos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos