(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Sons d’Aquém Mar em Lagoa e Lagos

Sons d’Aquém Mar em Lagoa e Lagos

IV Sons d’Aquém Mar: Um Ciclo de Concertos Históricos e Culturais em Lagoa e Lagos

A Questão Repetida e a ARTIS XXI têm o prazer de apresentar o IV Sons d’Aquém Mar, um cativante ciclo de concertos de música antiga que celebra a riqueza da música e da cultura, em Lagoa e Lagos. Este evento multifacetado promete transportar o público através de diversas experiências musicais e históricas, proporcionando momentos inesquecíveis.

.

Recriação Histórica no Convento de S. José, Lagoa

No dia 24 de novembro, às 19h00, o enigmático Convento de S. José em Lagoa será palco de uma Recriação Histórica que remonta a 1773, ano de fundação do Concelho de Lagoa. A fusão de atores e músicos criará cenas e personagens que remontam ao final do século XVIII, levando o público numa envolvente viagem no tempo.

.

Música Antiga e Sensibilização Ambiental

A edição deste ano oferece uma autêntica viagem pela Música Antiga, sempre às 16h30. Nos dias 25 e 26 de novembro, Joana Bagulho apresentará um Concerto de Cravo com obras transcrita da música de Carlos Paredes, entrelaçadas com obras do séc.XVIII. A anteceder, uma curta-metragem de autoria de Patrícia Leal e Beatriz Cardoso, que aborda questões ambientais e levantando a problemática da escassez de água no Algarve.

.Sob a direção de Sigiswald Kuijken, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar encantará o público com um Concerto de Natal com obras de Bach, Telemann e Buxtehude. As apresentações terão lugar nos dias 1 e 2 de dezembro, na Igreja Matriz de Lagoa e na Igreja de Bensafrim, respectivamente.

Nos dias 8 e 9 de dezembro, "Uma História de Sopro" mergulhará os ouvintes na evolução do repertório escrito para sopros, percorrendo os períodos Renascentista, Barroco e Clássico. Pode-se ouvir charamela, baixão, fagote, oboé e fagote clássico e barroco, percussão histórica, travesso renascentista, barroco e clássico. Uma viagem pela história da música dos instrumentos de sopro!

Encerrando este extraordinário ciclo de concertos, nos dias 16 e 17 de dezembro, o grupo B’rbicacho [ viola da gamba, adufe, guitarra, voz] anuncia também dois concertos, onde apresentarão o espetáculo “De Maria em Maria” é um olhar sobre a devoção mariana na música tradicional, e sobre todas as “Marias” destas canções, dignas de menção na lírica popular. Pretende disseminar o património musical português pelo mundo e contar os contos escondidos neste repertório.

Os bilhetes estão à venda em BOL.pt

Este é um evento co-produzido pela Artis XXI e Questão Repetida Associação Cultural, com o apoio dos Municípios de Lagoa e de Lagos, DGartes, Região de Turismo de Algarve e Antena 2.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos