As férias de verão estão à porta e o Museu Nacional Ferroviário também!
Sabia que o comboio para a escassos metros do Museu Nacional Ferroviário? E que devido à sua centralidade geográfica é possível visitarem-nos com facilidade a partir de quase todo o território nacional?
As férias estão a chegar e as famílias já pensam no que fazer nos dias quentes de verão que convidam a passear. O nosso conselho é que visitem o Museu Nacional Ferroviário, localizado no Entroncamento, oferece uma oportunidade única para ver de perto os “gigantes de ferro” e explorar a história ferroviária de Portugal, desde os primórdios até à atualidade.
Inserido no Complexo Ferroviário do Entroncamento, possui amplos espaços exteriores, e um importante património industrial. As instalações e os edifícios antigos proporcionam um ambiente autêntico e único, que transporta os visitantes de volta ao passado da indústria ferroviária.
O Museu alberga uma coleção diversificada de locomotivas, vagões, carruagens e outros veículos ferroviários que poderá admirar de perto e entender a evolução tecnológica da ferrovia em Portugal.
Ao longo da visita são disponibilizados vários equipamentos interativos que permitem aos visitantes conhecerem os diferentes aspetos da operação ferroviária. Também é possível conduzir uma locomotiva elétrica no simulador de condução ferroviária, viajar a bordo do minicomboio, visitar os antigos bairros ferroviários e até usar as carruagens restaurante como espaço de refeição, tendo a oportunidade de fazer um piquenique ferroviário em família.
Ao longo do ano também são realizados eventos especiais, como exposições temáticas, festivais ferroviários e feiras de modelismo que adicionam diversão e entretenimento à sua visita e proporcionam a promoção e divulgação do Museu.
Tendo em conta a vasta e diversificada oferta programática que o Museu Nacional Ferroviário tem vindo a adicionar desde a sua abertura em 2015 que o crescimento do número de visitantes tem sido notório. Igualmente relevante para este incremento é o acompanhamento e acolhimento das visitas efetuado por parte dos funcionários do Museu, que com entusiasmo e conhecimento transmitem a história e as estórias de mais de 165 anos do caminho de ferro em Portugal.
Após dois anos de pandemia, tendo como base de comparação os meses de janeiro a maio de 2019, em 2023 o número de visitantes aumentou 39%, comparando os mesmos meses de 2022 com 2023 o incremento foi de 53%. Também o projeto “Welcome All”, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, que permitiu melhorar a acessibilidade física e intelectual ao Museu tem possibilitado a continuação do investimento em recursos de acessibilidade, o que tem contribuído para o aumento de visitantes com necessidades específicas.
Neste verão visite-nos!