Integrado no Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve e apoiado pelo Município de Lagos, o projecto "Inanna", uma criação multidisciplinar que cruza palavra, ilustração ao vivo e música, terá lugar este mês de Julho em Lagos e Sagres.
O projecto conta com encomendas realizadas aos compositores lacobrigenses Pedro Louzeiro e João Pacheco.
O poema sumério “A Descida de Inanna ao Submundo” (c. 3500 - 1600 AC) narra a jornada de Inanna, Rainha do Céu e da Terra, ao sub-mundo para visitar e desafiar o poder de sua irmã recentemente viúva, Ereshkigal, a Rainha dos Mortos. Esta «é uma história valiosa em qualquer época do ano, mas nesta, em que caminhamos para a parte escura do ano, honrando os finados, nossos ancestrais, adquire especial significado», segundo explica a entidade promotora deste concerto.
«É um conto sobre vida, morte e renascimento; sobre poder, injustiça; sobre o que nos torna humanos e sobre o que nos torna divinos. Esta é a jornada arquetípica que cada indivíduo deve fazer para alcançar a totalidade através do confronto com a sua Sombra, a sua Morte e o seu retorno à Vida, desta feita completo e totalmente consciente», completa.
Com lugar pelas 18:00 horas, o concerto de dia 22 de Julho irá decorrer no Clube Artístico Lacobrigense. Dia 23 será a vez da Fortaleza de Sagres, pela mesma hora.
A entrada é livre, pelo que os lugares são limitados e sujeitos a reserva obrigatória. Poderá fazê-lo para o 935179548 ou 962023701, ou até mesmo via questao.repetida@gmail.com.
.
Artistas integrantes
Palavra: Ana Falé;
Ilustração: Mónica Catalá;
Violino Barroco: Denys Stetsenko;
Cravo: Elsa Sofia Santos;
Viola da Gamba: Ana Sousa;
Composição: João Pacheco e Pedro Louzeiro.