Vivemos momentos conturbados, difíceis, em que é recomendável que se restrinja o contacto social.
Embora no momento em que escrevemos estas linhas seja possível a ida a uma padaria e comprar pão, nada obsta a que não o façamos, em casa, numa receita simples e bastante fácil de executar, em poucos minutos.
Aliás, a sua confecção é tão básica, que poderá ser executada em família, com a participação dos mais novos da casa. Hoje trazemos ao nosso «Clube das Comisquices», o «Pão Ázimo» (também chamado «Asmo» ou «matzo» (ídiche) e «matzá» (hebraico).
Este é feito utilizando os seguintes ingredientes: farinha de trigo (sem fermento e é muito importante que não o tenha), água e sal.
Para um quilo de farinha de trigo, sem fermento (realça-se!), deverá utilizar-se meio litro de água fria e sal a gosto (poderá ser até 1% do peso em farinha, ou seja, 10 gramas - sabe-se que o sal quando consumido em excesso poderá ser bastante nocivo para a saúde). Poderemos ainda acrescentar um fio de azeite na massa.
Como executar este pão ázimo? Numa tigela mistura-se a farinha e o sal. Adiciona-se a água fria em pequenas quantidades, até que esta fique elástica e homogénea e não se «cole» às mãos. E, por último, poderá juntar-se um pequeno fio de azeite, envolvendo novamente.
Coloca-se a massa, em pequenas bolas, na tábua de trabalho, previamente polvilhada com farinha de trigo, achatando-a com as mão. Com um rolo apropriado deverá ser então «aberta», até ficar fina (ter o cuidado de não a rasgar, ou «esburacar». Se, eventualmente, assim acontecer, pode sempre «remendar-se», com mais um bocadinho de massa). Quem não tiver «rolo de massa», em casa, pode recorrer a uma garrafa de vidro, ou, até, ao cabo do «martelo dos bifes».
Se quiser que a massa fique bem redonda, poderá colocar um prato invertido sobre a mesma e cortar os «excessos» com uma faca.
Coloque a massa feita numa frigideira anti-aderente, ao lume médio do fogão e cozinhe-a até ficar ao seu gosto. Nós gostamos dela «tostatinha», como se pode comprovar na fotografia captada após a execução.
Não sendo um pão tão saboroso como o que compramos nas padarias, poderá ser servido com mel e ervas aromáticas (alecrim ou tomilho muito picado, por exemplo), ou então como uma entrada «salgada», com um fio de azeite, alho picado e anchovas (biqueirão). Bom-apetite!