(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Uma moeda do Algarve

Uma moeda do Algarve

São raras as vezes em que o Algarve é recordado nas nossas moedas, mas desta vez, a INCM lembrou-se deste rectângulo ao Sul. 

Da autoria de Catarina Sobral e integrada na série sobre “Espécies Vegetais Ameaçadas”, e designada “Alcar-do-Algarve” planta do género “Tuberaria Major”, foi emitida uma moeda no valor de 5 Euro.

Emitida em Cuproníquel na versão corrente e em prata na versão PROOF, tem nesta última a curiosidade de a moeda se apresentar colorida.

O Alcar do Algarve floresce entre Abril e Maio e as suas pétalas amarelas só duram um dia. A maior colónia está situada na zona adjacente a Faro, onde se encontra implantada a maior concentração mundial de tuberarias, espécie que só existe no Algarve, e deve-se em grande parte à especulação imobiliária, a maior ameaça a esta espécie.

Acabando como começámos, está na hora da INCM se lembrar que região Sul não tem nenhuma das suas lojas, onde os coleccionadores se possam deslocar para adquirir os seus produtos.

O que melhor que o Algarve, dado o seu intenso fluxo turístico, para promover as nossas moedas junto de quem nos visita?

Fontes: - INCM - Fórum dos Numismatas

Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes - Lagos

Alberto Praça

In https://www.novacostadeoiro.com/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos