Compreender o pensamento da criança contemporânea foi o ponto de partida de João Catarino, Nelda Magalhães e Nuno Murta para a criação do espetáculo SONHAR COM O BILL, a nova criação do Teatro Experimental de Lagos em 2022. Com estreia nos dias 9 e 10 de Dezembro no Centro Cultural de Lagos, a peça de cruzamentos disciplinares (teatro, vídeo e som) parte de uma investigação artística junto de cinco turmas do 1º ciclo do ensino básico, oriundas do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e do Colégio de S. Gonçalo.
Foram propostas às crianças questões sobre a vida, a sociedade e a mudança, através de linguagens das artes performativas e das artes visuais, de forma que estas pudessem integrar o processo criativo como co-criadores. O resultado é a descoberta do mundo privado de duas personagens que, em palco, expõem os seus sonhos, os seus medos, a sua solidão, a fraqueza e a valentia próprias de um ser humano em construção. Através da fabricação de um amigo imaginário, as personagens vão superar os seus obstáculos e encontrar novos rumos nos seus percursos de vida.
Com uma proposta estética minimalista, a peça conta com a interpretação de Leo Lobo e de Nelda Magalhães.
Dirigido ao público escolar do 1º ciclo, o espectáculo terá duas sessões para escolas no dia 9 de Dezembro, às 9h30 e às 11h00. No dia 10 de Dezembro será às 16h00 para o público em geral, foco famílias. A classificação etária é para maiores de 3 anos.
"Sonhar com o Bill" é um projecto financiado pela DG Artes – Programa Simplificado de Sensibilização e Gestão de públicos, pelo Município de Lagos, pela Direcção Regional da Cultura do Algarve e pela Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos.
Sinopse e ficha técnica