(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - Formações Profissionais

Directora Regional da Cultura presente no Encontro da Rede de Museus do Algarve

Directora Regional da Cultura presente no Encontro da Rede de Museus do Algarve

A Directora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, participou na sessão de abertura do 5º Encontro da Rede de Museus do Algarve que decorreu, hoje, na Biblioteca Municipal de Olhão. A organização é da Rede de Museus do Algarve (RMA) e do Município de Olhão, através do Museu Municipal de Olhão.

A Direcção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) é um dos membros da RMA e fez-se representar na sessão pela sua Directora, Adriana Freire Nogueira. A RMA é uma estrutura que “cumpre os objectivos que o próprio termo «rede» implica, como seja a troca de experiências, a aprendizagem partilhada, o pensar as soluções para problemas comuns”, realçou a Directora Regional na sessão inaugural.

Actualmente, a DRCAlg integra os quatro grupos de trabalho da RMA. Sobre a participação da DRCAlg na RMA. “Há muito que tínhamos participação activa no grupo de arqueologia e no de património imaterial. Com o reforço da equipa, passámos a integrar também os grupos de conservação e restauro, e de educação”, destaca Adriana Freire Nogueira.

Para a Directora Regional de Cultura no Algarve “Estas participações são muito importantes, porque o trabalho em rede, por um lado, tem a vantagem de combater o isolamento, que promove a ignorância, sendo uma excelente e eficaz forma de aprendizagem; por outro, contribui para a eficiência individual e das instituições, pois a partilha de boas práticas e a reflexão conjunta tende a criar uma cadeia de resultados positivos para todos”.

O Algarve tem 6 museus da Rede Portuguesa de Museus: Museu Municipal de Faro. Museu Municipal de Loulé, Museu Municipal de Tavira, Museu de Portimão, Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira e o Museu Municipal de Arqueologia Silves.

A Directora Regional de Cultura garantiu que na “Direcção Regional de Cultura do Algarve, se continuará a trabalhar na sensibilização das tutelas dos museus da RMA, para que se credenciem na Rede Portuguesa de Museus. Certamente que a rede nacional iria ganhar muito e aprender muito com o sucesso de funcionamento da RMA”.

A Directora teve ainda oportunidade de se congratular pela eleição de Marco Lopes, Director do Museu Municipal de Faro, enquanto delegado regional da APOM, até 2024.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos