EMARP marca o Dia Mundial da Reciclagem com a apresentação do livro infantil “A Incrível Batalha: Marafada vs Aterropólix” sobre os resíduos Orgânicos

Filhos dos colaboradores da EMARP dão voz às personagens da nova história inspirada na separação dos restos de comida
No passado sábado, 17 de maio, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) assinalou o Dia Mundial da Reciclagem com a apresentação do seu segundo livro infantil: “A Incrível Batalha: Marafada vs Aterropólix”, uma aventura em que as mascotes dos resíduos recicláveis enfrentam o temível monstro do aterro.
A apresentação teve lugar na Quinta Pedagógica de Portimão, onde a EMARP deu as boas-vindas às 50 crianças, entre os 3 e os 12 anos, acompanhadas pelos seus pais — colaboradores da empresa — para uma tarde muito especial, que incluiu a leitura da história, protagonizada por oito jovens leitores que aceitaram o desafio de dar voz às personagens, seguida de um momento de lanche e convívio ao ar livre.
Depois de “Vamos Salvar a Hidra”, sobre o problema da escassez de água, este novo título vem reforçar a coleção Portimão Sustentável, com uma história centrada nos resíduos orgânicos.
A narrativa acompanha Catarina e João, dois amigos que reúnem as mascotes dos resíduos para libertar a Marafada, a minhoca que adora restos de comida e que foi raptada por Aterropólix, o monstro do aterro. Juntos, embarcam numa missão urgente para salvar o futuro da cidade e tornar Portimão sustentável.
A história destaca a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos, sobretudo os restos de comida, que representam cerca de 37% do balde de lixo indiferenciado, que terminam o seu ciclo de vida no aterro, sem qualquer aproveitamento. Ao separar e depositar os resíduos orgânicos no contentor castanho, os munícipes contribuem para a produção de fertilizante 100% natural e para a meta do Zero Desperdício alimentar.
A partir do próximo ano letivo (2025/2026), o livro será distribuído pelas crianças do 1.º ciclo das escolas do concelho de Portimão, em sessões de leitura e sensibilização sobre os resíduos orgânicos, no âmbito do Programa de Educação e Proteção Ambiental (PEPA) da EMARP.
A história foi criada pelo escritor portimonense Fábio Ventura, com ilustrações de Marina Costa, e contou com o apoio financeiro do Fundo Ambiental.
Na EMARP, acreditamos que as crianças e os jovens são as vozes do futuro, têm o poder de impactar diretamente na sustentabilidade da água e dos resíduos, desempenhando um papel fundamental na mudança de comportamentos, dentro e fora de casa.