(Z1) 2025 - Radar Social

“Convite à Criação” e “Bolsa de Espetáculos” são as grandes propostas da Rede Azul para o biénio 2025-2026

“Convite à Criação” e “Bolsa de Espetáculos” são as grandes propostas da Rede Azul para o biénio 2025-2026

A Rede AZul - Rede de Teatros do Algarve, lança, esta quarta-feira, duas iniciativas destinadas a apoiar a criação artística, aos artistas e às estruturas culturais sediados no Algarve. O programa de atividades para este ano de 2025 foi apresentado ontem, no Centro Cultural de Lagos, numa sessão dinamizada por Sara Coelho (Vereadora da CM Lagos), José Viegas (Chefe de Divisão de Cultura da CM Lagos), Dália Paulo (Diretora Municipal da CM Loulé) e Gil Silva (Diretor do Teatro das Figuras – Faro).

A Bolsa de Espetáculos convida os artistas/estruturas sediados no Algarve a apresentarem propostas de espetáculos de sua autoria. O objetivo deste projeto é que cada parceiro da Rede Azul seja obrigado a programar, durante o ano de 2026, pelo menos um espetáculo da referida Bolsa. Outro compromisso assumido pelos equipamentos culturais da Rede Azul é o de só programar espetáculos de criadores que residam noutros concelhos.

O Convite à Criação Artística é dirigido às estruturas criativas da região, com o intuito de incentivar a criação de novos objetos artísticos para serem apresentados no ano de 2026 nos diferentes espaços que integram a Rede. Esta iniciativa, que procura dar continuidade a um projeto já desenvolvido em 2016, com “Leôncio e Lena” do LAMA Teatro, em 2018 com “Moda Vestra” de João Frade, Rafael Correia e Ana Perfeito, e também em 2019 com “Diz-me, António” de Carolina Cantinho, Armando Correia e Pedro Pinto. O apoio à criação terá o valor de 50.000€ e será lançado ainda no ano de 2025, pelo que o vencedor pode começar a criação ainda no corrente ano.

As candidaturas para ambas as iniciativas são remetidas através de formulário online (Bolsa de Espetáculos e Convite à Criação Artística) e decorrem até 31 de julho. Mais informações aqui e aqui ou através do email redeteatrosazul@gmail.com

Ainda no decorrer deste ano a Rede AZul tem vindo a organizar um ciclo de conferências e seminários sobre diferentes temáticas no âmbito cultural, iniciativas essas que decorrem em diferentes espaços da rede, e destinam-se a criar um espaço de partilha e reflexão para profissionais do setor cultural.

A Rede AZul foi criada em 2016 como uma estrutura cultural informal que visa o estímulo e a facilitação da criação, circulação e promoção da oferta cultural existente na região ao nível das artes performativas e das suas derivações e diálogos, e uma desejável e útil articulação entre os vários equipamentos regionais no que concerne às suas estratégias, metodologias e práticas de programação em determinadas áreas e segmentos.

Atualmente a Rede AZul envolve treze equipamentos culturais, nomeadamente: Auditório Municipal de Albufeira, Biblioteca Municipal de Castro Marim, Teatro das Figuras, em Faro, Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa, Centro Cultural de Lagos, Cineteatro Louletano, em Loulé, Auditório Municipal de Olhão, TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, Cineteatro de São Brás de Alportel, Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, Teatro António Pinheiro, em Tavira, Auditório de Vila do Bispo e o Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos