Depois da ante estreia em Faro, no mês de Dezembro, agora a curta metragem “2dto” tem a sua estreia nacional numa das salas mais importantes no nosso país, em Lisboa na cinemateca portuguesa Museu do Cinema. É já no dia 3 de Fevereiro 2020 pelas 21h30.
A curta metragem “2dto” é da dupla de realizadores algarvios Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz. Motivo de muito orgulho para ambos os realizadores e toda a equipa técnica que participou neste filme, mas também para Lagos e o Algarve.
Recorde-se que a Paradoxon Produções nasceu em 1997 no Algarve, na cidade de Lagos, numa iniciativa de alguns amigos que partilhavam um profundo gosto pelo cinema.
Desabrochou de um facto simples , pela mão do então jovem Hernâni Duarte Maria, de este ter adquirido uma câmara e de fomentar a este grupo de amigos a realização das suas primeiras produções amadoras.
Ao longo destes anos foram entrando e saindo membros mas a actividade na produção continua a mesma , e também o principal objectivo , o de fazer cinema numa região onde nada existe e a produção cinematográfica é praticamente nula.
Evoluíram bastante a todos os níveis da produção e como tal, ao fim de tantos anos de actividade, o objectivo continua o mesmo , o cinema independente!
Membros: Hernâni Duarte Maria(realizador e membro fundador) e Pedro Noel da Luz(director de fotografia/realizador).
Festivais em que participam:
Festival Internacional de Vídeo do Algarve, sé vídeo, videolab Coimbra, videolab Lagos, festival mau Faro, festival mau extensão Baixa da Banheira, Faro capital da cultura, festival dos cinemas do mediterrâneo vem mediterrar, Arouca film festival, Porto7 festival internacional de curtas metragens do Porto, shortcutz Lisboa, farcume festival de curtas metragens de Faro , festival de cinema de Arouca , festival de cinema de Avanca, lama curtas, farcume festival de curtas metragens de faro, sé vídeo faro, sic radical, shortcutz Lisboa, shortcutz Porto , cinemateca portuguesa Museu do Cinema, digidantas Lagos, artedentro Aljezur.
Cine Avante Festa do Avante 2013 - homenagem a Urbano Tavares Rodrigues com a exibição da curta metragem Manhã Triste.