(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Parceria Vicentina ADERE 2030 reconhecida como Grupo de Ação Local e qualificada para 2ª fase do concurso do DLBC Rural

Parceria Vicentina ADERE 2030 reconhecida como Grupo de Ação Local e qualificada para 2ª fase do concurso do DLBC Rural

Está constituído e reconhecido o Grupo de Ação Local (GAL) Vicentina ADERE 2030. Integra 48 entidades parceiras para implementar uma Estratégia de Desenvolvimento Local em 23 freguesias do Barlavento Algarvio, 21 rurais e 2 urbanas, com uma população de 83 915 residentes qualificando-se, assim, para a 2ª fase do concurso com uma pontuação de 4,5 pontos numa escala máxima de 5.

A parceria é constituída por 48 entidades públicas e privadas de diversos setores de atividade, designadamente dos setores Social, Agroalimentar, Floresta, Património, Ambiente, Turismo, Educação e Autarquias Locais, permitindo uma visão integrada do território de intervenção, representada pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste. A natureza dos parceiros e vitalidade da parceria foi avaliada como muito adequada.
As temáticas propostas para a estratégia integrada de desenvolvimento, sistemas alimentares sustentáveis, alterações climáticas, valorização da natureza e biodiversidade, qualidade de vida e inclusão, juventude e património, foram consideradas muito adequadas e a estratégia integrada e coerente com as temáticas. O mesmo se verificou com os objetivos apresentados, considerados muito adequados e coerentes com as temáticas propostas, onde destacamos o reforço da parceria de desenvolvimento territorial, pela implementação de novas formas de cooperação, capacitação e governança em rede, entre parceiros, com maior proximidade e envolvimento da comunidade.Está assim aberto um novo ciclo para implementação da estratégia de desenvolvimento local em parceria, no território de intervenção do GAL Vicentina ADERE 2030 com a novidade de, agora, incluir freguesias do concelho de Lagoa.
O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos