(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Inauguração da 5.ª Fartoon - Mostra de Cartoons de Faro

Inauguração da 5.ª Fartoon - Mostra de Cartoons de Faro

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro,  inaugura na próxima sexta-feira, dia 22 de Dezembro, pelas 18:30, em parceria com o Museu Municipal de Faro, a 5ª edição do Fartoon –  Mostra Internacional de Cartoons de Faro,  que decorrerá  entre os dias 22 de dezembro de 2023 e  30 de janeiro de 2024,  nos Claustros do Museu Municipal de Faro, onde estarão expostos os 39 trabalhos finalistas. 

A edição deste ano tem como tema “Água um desafio para a Humanidade”. Os 39 trabalhos selecionados convidam o visitante a viajar pelo imaginário dos artistas, preenchido de irreverência, sátira e crítica e à reflexão sobre os modos como, individualmente e coletivamente, contribuímos de forma intencional ou inconsciente para a escassez de água a nível planetário.

O principal objetivo é sensibilizar e consciencializar a população para a importância vital deste recurso natural e alertar para a sustentabilidade do ciclo da água, desde a sua captação, à sua utilização, sem esquecer também o seu tratamento e reutilização.

Pretende igualmente contribuir para a alteração de comportamentos e hábitos de consumo, no sentido de promover uma crescente e coletiva eficiência hídrica com vista à preservação deste recurso vital. A consciencialização da sociedade para o valor da água em todas as suas dimensões assume maior significado no atual contexto de seca hidrológica que Portugal vive, possivelmente a pior dos últimos 100 anos, com quase todo o país em seca severa ou extrema.

As alterações climáticas vividas nos últimos anos aumentam a probabilidade e frequência de episódios de seca e também de ondas de calor, nomeadamente as regiões do Algarve e Alentejo. A seca que afeta Portugal é também um motivo de preocupação em grande parte da Europa e em muitos países do mundo. A meio de julho metade do território da União Europeia estava em situação de risco devido à seca prolongada, que deverá provocar um declínio no rendimento das culturas em diversos países, segundo um relatório da Comissão Europeia. Os crescentes problemas de escassez de água e de seca indicam claramente a necessidade de uma gestão mais racional e eficiente da água, fundamental para ultrapassar a crise mundial de água que enfrentamos e para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras.

Este evento conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Faro, União de Freguesias de Faro (Sé-S.Pedro) e do Museu Municipal de Faro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos