(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

IPSS Algarvia, a APEXA, adapta-se à quarentena

IPSS Algarvia, a APEXA, adapta-se à quarentena

A APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, lançou a sua nova plataforma de conteúdos digitais e multimédia: apexaonline.pt

Com o propósito de continuar a aproximar-se da comunidade e lutando para "criar inclusão e mantermo-nos ativos na comunidade. Prestar apoio; Criar laços; fazer com que as pessoas sintam a nossa presença.  Quando se fala de inclusão, fala-se de uma nova postura da sociedade, de uma sociedade que se admite enquanto heterogénea e que permite viver com as diferenças para que elas não se tornem em desigualdades" pode ler-se no Manifesto Pela Inclusão que serve de base a este projeto. 

O Projecto faz parte do conjunto de alterações de métodos de trabalho por causa da pandemia covid-19, mas que a instituição afirma que não vai diminuir a intensidade e o nível de apoio que a APEXA oferece ao Algarve. Muito pelo contrário aumentará a proximidade da APEXA com as pessoas.

“Os serviços administrativos da APEXA foram passados a teletrabalho, mas estas medidas são necessárias e agora é altura de mostrar uma nova cara.”, explicou Nuno Marques Neto - Presidente da APEXA que "a plataforma vai ter videos sobre reabilitação e desporto regularmente, com treinos e metodos terapêuticos que todos podem aplicar. Conteúdos educacionais imbutidos no espirito Faça Você Mesmo, contos para os mais novos com leitura dinâmicas, além de artigos terapêuticos e de esclarecimento de dúvidas, bem como uma linha de urgência social das 9h da manhã às 9h da noite em horário alargado para ajuda social."

“A APEXA continua a exercer as suas funções enquanto instituição de referência na inovação social e continuará a apresentar propostas e projetos inovadores que acredita serem o caminho para superar as dificuldades sociais que enfrentamos - nas quais acompanhamos o esforço que é ser feito pelas autoridades, entidades e individuos para conter o vírus”, assegurou o presidente da direção.

Assim, a APEXA vai “continuar a sua presença ativa e assídua na comunidade, só que na internet” e, de acordo com o dirigente, “só em situações muito particulares é que estarão presentes fisicamente em locais públicos." Exemplo disso são as sessões de proximidade com as familias e utentes, serviço que a associação já disponibiliza digitalmente através de videoconferência. Mantendo também em funcionamento o recente "Amigo Excepcional" um projeto de proximidade com as pessoas afectadas socialmente pela COVID-19.

Na próxima semana a APEXA vai disponibilizar uma lista de perguntas e respostas sobre a nova plataforma que vai dar resposta a mais de 500 beneficiários diretos que a APEXA apoia e atingir os 10.000 indiretos no uso desta plataforma. “Neste momento grande parte da população portuguesa encontra-se em confinamento e nós queremos chegar a essas pessoas. Queremos que continuem connosco e que saibam com quem podem contar.”, adiantou o Presidente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos