(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Refeitórios das escolas de Vila do Bispo mostraram «melhoria significativa» no seguimento de visitas-surpresa

Refeitórios das escolas de Vila do Bispo mostraram «melhoria significativa» no seguimento de visitas-surpresa

Como reportado em Abril deste ano pelo CL, vários pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo – nomeadamente, do Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens (CECMB) – mostraram-se descontentes para com a qualidade da comida servida às crianças (ver notícia). Dois meses depois, e segundo a Associação de Pais, o relatório final das visitas às cantinas escolares revelou um «progresso significativo» por parte das entidades responsáveis.

A refeição escolar visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades dos alunos, seguindo princípios dietéticos de quantidade, qualidade e variedade. De acordo com as "Orientações sobre Ementas e Refeitórios Escolares" da Direcção-Geral da Educação, a refeição diária geral deve contemplar:

  • Uma sopa de hortícolas frescos, tendo por base batata, legumes ou leguminosas;
  • Um prato de carne, pescado ou ovo, em dias alternados, com acompanhamento de arroz, massa ou batata, em dias igualmente alternados;
  • Hortícolas cozinhados e/ou salada crua;
  • Pão de mistura;
  • Fruta da época, na sua maioria, e sobremesa doce ou fruta cozida/assada, no máximo uma vez por semana;
  • Água.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do agrupamento de Escolas de Vila do Bispo (APEEAEVB), com base nestas premissas e tendo por base «a necessidade crescente, face às queixas que chegaram, assim como, um inquérito efectuado aos pais do agrupamento sobre a qualidade das refeições escolares dos seus educandos», levou a cabo visitas-surpresa, autorizadas pela autarquia e Direcção do agrupamento, a todas as cantinas e refeitórios das escolas abrangidas, durante o período compreendido entre os dias 17 de Maio e 8 de Junho.

Segundo Ana Custódio, Presidente da APEEAEVB, nestas visitas foram avaliados e observados parâmetros como sabor, apresentação, quantidade, qualidade e higiene. Da observação e prova das refeições servidas, a Associação de Pais pôde retirar as seguintes conclusões:

  • No geral, as refeições servidas estavam «bem confeccionadas, saborosas e servidas em quantidade suficiente». Verificou-se «uma grande evolução na confecção dos alimentos» desde que entrou ao serviço a nova equipa de cozinha;
  • No que toca à apresentação do menu, observou-se «a disponibilidade de arranjar soluções gastronómicas mais simples e perceptíveis aos "olhos" dos educandos, tendo sempre a premissa da qualidade»;
  • Os acompanhamentos hortícolas são, na sua maioria, crus e variados (alface, couve roxa, cenoura, beterraba, etc.);
  • As sopas são saborosas e apresentam uma boa consistência;
  • Ao nível da higiene e organização da cozinha e refeitórios, tudo aparentava estar «em conformidade com os requisitos exigidos».

Ainda assim, a Associação de Pais considera existirem pontos que, apesar da «franca melhoria», continuam a ser alvo de possível melhoramento, nomeadamente:

  • Mais variedade de fruta, apostando na sazonalidade da mesma;
  • Cumprir a ementa previamente estabelecida ao máximo, para não gerar mal entendidos entre as famílias e a escola.

Em suma, a Associação de Pais considera ter havido uma melhoria significativa na alimentação e no serviço prestado, reconhecendo «o interesse e empenho quer por parte da empresa prestadora de serviços, quer da autarquia, em melhorar a qualidade da alimentação fornecida».

«Iremos continuar atentos, mantendo esta prática para o próximo ano lectivo, não só no que se refere a este assunto, como a todos os outros que verifiquemos ou que nos façam chegar. Acreditamos que só assim, juntos, conseguimos fazer mais pela escola, que acolhe diariamente as nossas crianças, e ter uma escola para todos», terminou Ana Custódio.

O CL tem acompanhado a par e passo esta situação e irá ouvir de novo algumas das mães que inicialmente contactaram o jornal, agora a par das ditas melhorias.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos