De acordo com a Força Aérea Portuguesa, irá decorrer até 30 de Junho, na Base Aérea n.º 11, em Beja, o exercício europeu multinacional Hot Blade 2021 (HB2021), a par do “Helicopter Exercise Programme” da Agência Europeia de Defesa (EDA).
O HB2021, planeado pelo Comando Aéreo, conta com a participação de cerca de 1.500 militares e 26 meios aéreos de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda. Neste exercício participam também controladores aéreos avançados (ditos JTAC’s) da Bélgica e observadores provenientes da Eslováquia, Itália e Sérvia.
O objectivo geral do exercício passa por aumentar a interoperabilidade de operações entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, tácticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito actuais e missões de apoio humanitário.
Perante esta informação, e de acordo com contacto efectuado ontem, dia 24 de Junho, entre o Município de Aljezur e a Força Área Portuguesa, a autarquia manifestou hoje publicamente a sua «preocupação e desagrado» perante os acontecimentos e situações de âmbito militar que têm ocorrido no território de Aljezur, dos quais alega não ter tido qualquer conhecimento.
Segundo o CL pôde apurar, há relatos de pessoas assustadas com o ruído causado pelos voos, assim como alguns animais.
As informações sobre este exercício estão disponíveis em www.hotblade.pt.
.
Imagem meramente ilustrativa.