(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Mais de três centenas de alunos de Francês vão ao cinema de Lagos

Mais de três centenas de alunos de Francês vão ao cinema de Lagos

No proximo dia 17 de outubro, de manhã, 305 alunos, (quinze turmas), do Agrupamento de Escolas Gil Eanes vão ao Algarcine de Lagos, assistir a um filme francês.

Graças a um protocolo estabelecido entre o cinema de Lagos e este agrupamento de escolas, os alunos do 3º ciclo (7º e 8º anos da Escola Básica das Naus e 9º anos que frequentam a Escola Secundária Gil Eanes) que frequentam a disciplina de Francês vão poder usufruir de uma manhã diferente e divertida.

Decorre desde do dia 3 de outubro, até 7 de novembro, o certame “Festa do Cinema Francês” que vai na sua vigésima edição. Lisboa, Setúbal, Almada, Coimbra, Leiria, Porto, Beja e Portimão são as cidades envolvidas no cartaz oficial deste evento. Contudo, dado a dificuldade de conseguir lugares e transporte dos alunos de Lagos, o grupo disciplinar de francês (professoras: Isabel Soares, Madalena Crespo e Cristina Valério) do Agrupamento de Escolas Gil Eanes conseguiu um protocolo com o Cinema de Lagos para que mais de 300 alunos de Lagos pudessem participar nesta iniciativa organizada pela Embaixada de França e o Instituto Francês em Portugal com a parceria das “ Alliances Françaises” espalhadas por todo o país e a UniFrance films.

O Algarcine de Lagos prontificou-se a aliar-se a este evento e fará uma sessão escolar, quinta-feira, com o filme juvenil intitulado “Le nouveau”. Os alunos pagarão 1,50€ pelo bilhete e terão oportunidade de assistir a um filme francês num grande ecrã e sair da sala de aula.

A representante do grupo disciplinar de Francês, Isabel Soares, declarou que irá estabelecer os contactos necessários para que já no próximo ano, Lagos faça parte do cartaz oficial deste evento e passe a ser uma das cidades anfitriãs da “Festa do Cinema Francês"

A Festa do Cinema Francês celebra vinte anos e é para mim uma grande honra poder participar neste aniversário!

Organizada pela Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a Serena Productions, em parceria com a rede das Alliances Françaises e UniFrance Films, esta edição especial decorre de 3 de Outubro a 8 de Novembro de 2019 em oito cidades de Portugal.

Desde 2000, a Festa do Cinema Francês surgiu da vontade e da energia criativa do Institut Français du Portugal. Foi o primeiro festival dedicado ao cinema estrangeiro neste país. Esta primeira edição tinha somente treze filmes apresentados em quatro dias, em Lisboa. Este ano, durante cinco semanas, a Festa do Cinema Francês irá apresentar mais de cinquenta filmes em oito cidades portuguesas. Desde o início, a Festa já acolheu cerca de 365 000 espectadores: que longo caminho percorremos!

E já lá vão vinte anos em que a Festa do Cinema Francês inspira o início do Outono em Portugal; vinte anos em que o público mergulha, com o mesmo prazer, na emoção e na magia do cinema francês; vinte anos em que a festa atrai para terras lusitanas os maiores realizadores, actores e actrizes franceses.

A Festa do Cinema francês, através de uma selecção de vinte e dois filmes em antestreia, oferece a oportunidade de descobrir a vitalidade e a diversidade das mais recentes produções cinematográficas francesas nos seus diferentes géneros. Quero agradecer particularmente aos distribuidores portugueses a sua colaboração com o festival e o seu trabalho de divulgação do cinema francês em Portugal.

Nestas antestreias, temos o privilégio de receber mais de vinte convidados de prestígio: entre eles, Anne Fontaine, Agnès Jaoui, Rémi Besanzon e Thomas Lilti.

Para além das novidades, a Festa do Cinema Francês é também o momento para rever grandes clássicos da sétima arte francesa em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Este ano, este fiel parceiro oferece-nos um ciclo dedicado à grande figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant, cuja presença está confirmada. 

A Cinemateca Portuguesa presta ainda homenagem à única e maravilhosa Agnès Varda com a apresentação duma selecção dos seus filmes, inclusive o seu último “Varda par Agnès” que tem aqui a sua antestreia e será apresentado pela sua produtora, Rosalie Varda.

Esta Festa do Cinema é também uma janela aberta para descobrir jovens talentos do cinema francês contando com a seleção de quatro filmes em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion), associação que programa uma secção paralela no Festival de Cannes, promovendo uma série de encontros entre os realizadores e os estudantes das escolas de cinema.

Por fim, teremos também uma secção de filmes de animação dedicada ás crianças, famílias e escolas.

Gostaria de expressar a minha gratidão a todos os que, ano após ano, contribuíram de forma muito significativa para a grandiosidade e o sucesso deste evento: às cidades e salas participantes, aos nossos fiéis patrocinadores, aos parceiros institucionais e empresariais, aos profissionais portugueses, aos jornalistas, às escolas e às universidades. 

Muitos filmes estão á vossa espera nesta Festa do Cinema Francês!  Uma festa que é um momento privilegiado de encontro entre as culturas francesa e portuguesa.

Mais de três centenas de alunos de Francês vão ao cinema de Lagos - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos