(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão

Já são conhecidos os locais galardoados com Bandeira Azul 2022

Já são conhecidos os locais galardoados com Bandeira Azul 2022

Vila do Bispo mantém-se em 2º lugar no Algarve, Aljezur continua com o mesmo número e Lagos perdeu a Dona Ana

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou, no dia 28 de Abril, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, que Portugal foi contemplado com 393 Praias, 18 Marinas e 20 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2022, no total de 431 Bandeiras Azuis atribuídas, mais 32 do que no ano passado. Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais 2 marinas e mais 9 embarcações de ecoturismo.
O Algarve conta com 86 praias galardoadas, todas elas costeiras, com 13 dos 16 concelhos a serem contemplados. Albufeira continua a ser o concelho com mais locais galardoados (26), mantendo-se Vila do Bispo em segundo lugar com 11 praias, a par de Loulé que inclui a Marina de Vila Moura.
Aljezur continua com quatro praias galardoadas, enquanto Lagos soma quatro locais distinguidos (3 praias e a Marina). Neste caso, para além de não recuperar as praias da Batata e Camilo, ainda perdeu a Dona Ana.

Recorde-se que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.
A cerimónia oficial do hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira deste ano vai decorrer no dia 9 de Junho, na praia da Figueirinha, em Setúbal, seguindo-se em 14 de junho o primeiro hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial de Adaúfe, em Braga, enquanto o primeiro hastear em marina vai ter lugar no Porto Recreio de Oeiras, em 17 de junho.
As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (82), Centro (50), Tejo (77), Alentejo (40), Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16). As 393 praias estão distribuídas por 102 municípios.

Saiba mais na edição impressa de Maio do jornal Correio de Lagos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos