Quatro milhões de euros é quanto irá custar ao município a aquisição de serviços de transporte de passageiros para manter A ONDA a funcionar nos próximos três anos.
O concurso público que agora chega ao fim prevê a manutenção das 10 linhas que compõem a Rede de Transportes A ONDA e que servem todo o concelho, conforme os itinerários, frequências, horários e tarifas pré-determinados pelo município. Os serviços a prestar incluem, ainda, o reforço do serviço de transporte de passageiros regular em período escolar e de algumas linhas nos meses de Julho e Agosto.
Uma frota de 18 viaturas irá percorrer um número estimado de 2,7 milhões de kms, garantindo condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, conforto térmico e a facilidade de bilhética sem contacto.
Merece recordar que, por decisão municipal tomada em Março último, os transportes urbanos de Lagos passaram a ser gratuitos para estudantes até aos 18 anos. No âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), aplicado no concelho de Lagos desde dezembro de 2019, foi também aprovado para 2022 a manutenção do tarifário em vigor para os utilizadores da rede de transportes urbanos – AONDA.
Estas medidas visam estimular o uso do transporte colectivo e incentivar a mudança de hábitos dos cidadãos, com o objectivo de reduzir as emissões de CO2 e promover modos de vida mais saudáveis.