(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Vila do Bispo: Melhoramentos de acessibilidades à Praia do Castelejo

Vila do Bispo: Melhoramentos de acessibilidades à Praia do Castelejo

Para melhorar as condições de socorro e acessibilidades à Praia do Castelejo, a Câmara Municipal de Vila do Bispo procedeu à demarcação dos estacionamentos, assegurando a criação de 19 lugares, mais dois para pessoas com mobilidade reduzida, um para veículos de emergência e outro para as autoridades de gestão e fiscalização da costa.

O caminho para esta praia é sinuoso e percorre um vale muito encaixado onde serpenteia uma ribeira torrencial que forma um pequeno relvado húmido, já no areal.
As encostas são verdejantes, revestidas por matos mediterrânicos pontuados por pinheiro-manso. As arribas aqui são altas e escuras, com a Torre de Aspa (antiga atalaia) na arriba a sul a atingir mais de 150 m de altura.
A norte, a Pedra da Laje é um complexo rochoso que mar adentro constitui um famoso pesqueiro, e que, mais perto da praia, proporciona a observação da vida marinha na faixa entre-marés e banhos calmos para as crianças.
As arribas de xisto a norte fazem-se cobrir por ondulantes campos dunares. É uma praia mais frequentada, em comparação com a Barriga ou a Cordoama, sendo muito procurada para a prática de surf e bodyboard. Ocasionalmente fica preenchida apenas por calhau rolado que produz um som cavernoso ao ser mobilizado pelas vagas.

Vila do Bispo: Melhoramentos de acessibilidades à Praia do Castelejo - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos