(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Dia Mundial do Animal: Pavilhão do Conhecimento torna-se Museu Amigo dos Animais

Dia Mundial do Animal: Pavilhão do Conhecimento torna-se Museu Amigo dos Animais

A partir do próximo dia 4 de OutubroDia Mundial do Animal, os animais de companhia poderão acompanhar os seus donos na visita ao Pavilhão do Conhecimento. Este centro de ciência e tecnologia passa assim a ser oficialmente um Museu Amigo dos Animais, alargando para 365 dias por ano uma acção que desde 2014 tem lugar naquela data especial.

Há oito anos convidámos pela primeira vez o público a visitar-nos com os seus animais de companhia no Dia Mundial do Animal, celebrando a data com actividades sobre a anatomia, comportamento e alimentação de várias espécies. A ideia surgiu depois de, nesse Verão, termos recebido a visita do Happy, um cão ‘lusodescendente’ que veio de férias a Portugal e que acompanhou a família na sua visita ao Pavilhão do Conhecimento. De lá para cá, assinalámos sempre o Dia do Animal com a entrada dos animais de companhia, e mais tarde criámos o programa Passaporte Canino, que consistia em abrir o Pavilhão aos cães dos nossos visitantes no primeiro domingo de cada mês. Agora que a pandemia está mais controlada, decidimos assumir o estatuto de ‘Museu Amigo dos Animais’ permitindo a sua entrada durante todo o ano, salvaguardando naturalmente o cumprimento de todas as regras de higiene e de segurança previstas na legislação”, explica Rosalia Vargas, Directora do Pavilhão do Conhecimento.

Com o carimbo de “Museu Amigo dos Animais/Pet Friendly”, o Pavilhão do Conhecimento espera também sensibilizar o público para a importância da adopção consciente de animais, elegendo-se as raças sem pedigree em detrimento das espécies selvagens.

Na zona da Bilheteira será instalada uma estação para identificação e controlo dos animais, verificação do seu boletim e explicação das regras de conduta no museu, que obedecem a um Regulamento. Cada animal recebe um PATAporte que assegura a entrada no museu. No espaço exterior existirão vários pontos de água para consumo dos animais.

Da programação do Pavilhão farão parte acções para ajudar os donos a conhecer melhor os animais que têm lá em casa. Quanto a eles, vão descobrir que, afinal, a ciência não é um osso assim tão difícil de roer.

Programação especial no Dia do Animal

Aprender a cozinhar biscoitos biológicos para cães e gatos, descobrir pegadas e vestígios de animais nas várias exposições do museu e uma campanha de donativos para ajudar animais resgatados: é desta forma que o Pavilhão do Conhecimento irá celebrar o Dia Mundial do Animal a 4 de Outubro, das 10.00 às 19.30.

Às 18.00 terá lugar o workshop culinário Bake my dog happy. Tiago Braga (Bake my dog happy) e Luísa Custódio (Bake my dog happy; CCMAR, UAlgarve) desafiam o público a meter as mãos na massa e a confeccionar biscoitos biológicos saudáveis e sustentáveis para cães e gatos, tão deliciosos que até os donos vão querer provar!

Na semana de 3 a 9 de Outubro estará a decorrer na Loja do Pavilhão do Conhecimento uma campanha de recolha de donativos (alimentos, camas, mantas, medicamentos, brinquedos, coleiras, trelas, detergentes, sacos de areia para gatos) que serão entregues a uma de três associações sugeridas pelo museu. Votações aqui

Programa aqui

  • PARTILHAR   

Outros Artigos