Via Algarviana celebra 17 anos com 17 caminhadas

A Via Algarviana assinala 17 anos a 29 maio de 2026. A festa começa logo no início do ano com a primeira de dezassete iniciativas, que incluem um conjunto de caminhadas abertas à população em geral e várias atividades com as escolas.
Esta iniciativa quer promover o pedestrianismo no Algarve e dar a conhecer alguns dos muitos percursos da rede Via Algarviana, contribuindo para que todos possam descobrir as paisagens e valores naturais e culturais do interior desta região - um dos principais objetivos que levaram à criação desta grande rota pedestre pela Associação Almargem, em 2009.
A iniciativa procura também promover valores de proteção da Natureza, sobretudo junto dos mais novos. Nas caminhadas com as escolas, está prevista uma atividade de educação ambiental. “Quanto mais cedo houver contacto direto com os espaços naturais, sobretudo os que lhes estão próximos, mais provável é termos cidadãos capazes de valorizar e proteger o mundo natural, o território e as formas sustentáveis de vivermos nele no futuro.”, diz Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana.
Um aniversário com parceiros e amigos
Estas atividades serão dinamizadas com o apoio da rede de parceiros da Via Algarviana, que reúne pequenos negócios que prestam serviços relevantes para os caminhantes e ciclistas que percorrem este território - como alojamento, restauração, transportes, guias de caminhada, experiências de gastronomia, artesanato, comércio local, etc.
Todos estes negócios veem na Via Algarviana um aliado importante para a sua sustentabilidade, na medida em que muitos dos seus clientes são caminhantes portugueses e estrangeiros que visitam a região para percorrer não só a grande rota, como os muitos percursos complementares. Ao escolherem estes alojamentos, restaurantes e outros serviços parceiros, os visitantes acabam por dar um contributo económico relevante para os negócios e para a sustentabilidade da região, nomeadamente nos territórios de baixa densidade.
Estas iniciativas são apadrinhadas pelos seguintes parceiros: A Tia Bia, Algarve SW Transfers, Algarvian Roots, Atelier Dois LL, Casa da Horta, Casa Maré, Casa Martim, Casas d’Aldeia, Cerro da Janela Hostel, Doçaria do Sul, Farol Discover, Loulé Rural, LuaVida - Lust auf Portugal, Natur Amêndoa, Pernatur, Portugal A2Z Walking & Biking, Proactivetur, Pura Evasão e Seed Tours.
Inscrições para as Caminhadas Domingueiras abrem a 15 de dezembro
As “Caminhadas Domingueiras”, gratuitas e abertas a todos os interessados, têm lugar semanalmente, ao domingo, entre 11 de janeiro e 26 de abril - a época do ano ideal para os amantes das caminhadas, devido às condições meteorológicas e à beleza da paisagem do interior do Algarve. As inscrições para a primeira caminhada abrem no dia 15 de dezembro e serão divulgadas no site, na newsletter e nas redes sociais da Via Algarviana. O calendário geral das caminhadas já está disponível na mesma página do site onde será possível fazer as inscrições.
17 anos a abrir caminhos no turismo sustentável
A Via Algarviana foi criada e é gerida pela Almargem, devendo muito à visão e persistência do biólogo e professor João Santos, fundador e ex-presidente desta associação ambiental. Tem atualmente como parceiros 13 municípios do Algarve: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo.
Ao fim de 17 anos, o território Via Algarviana conta já com cerca de 1000 km de percursos sinalizados - não só a grande rota (GR13), como também ligações, pequenas rotas, rotas temáticas e percursos audioguiados. Ao percorrê-los, os visitantes descobrem as serras algarvias, bem como a paisagem tradicional do barrocal, e passam por algumas das cidades, vilas e aldeias mais ricas da região em termos de património cultural, histórico e humano. Longe do turismo massificado do litoral, esta é uma experiência de aventura e de contacto direto com o Algarve mais autêntico, que contribui para o desenvolvimento sustentável e o futuro das comunidades locais.



