(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Seia recebeu a 2ª edição do evento Electrical Grid Meeting

Seia recebeu a 2ª edição do evento Electrical Grid Meeting

E-REDES pretende alargar oferta formativa do curso profissional Técnico de Redes Elétricas a escolas do Algarve, Alentejo, Grande Lisboa e Porto.

E-REDES promoveu segunda edição do Electrical Grid Meeting em Seia, um encontro para alunos do curso profissional Técnico de Redes Elétricas das Escolas Secundárias de Seia e Vila Real de Santo António que, no presente ano letivo, terminam o 12º ano e pretendem integrar o mercado de trabalho. O objetivo é alargar a oferta formativa a escolas do Algarve, Alentejo, Grande Lisboa e Porto.

A E-REDES pretende para dar resposta às necessidades sentidas de profissionais altamente qualificados, sobretudo nestas regiões, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Ministério da Educação e Ciência.

Este evento, integrado no programa Incluir para Iluminar da E-REDES, pretende apoiar o Curso Profissional de Técnico de Redes Elétricas, com o objetivo de qualificar Técnicos de Redes para trabalharem num setor chave da sociedade, atualmente a viver um momento de renovação geracional e de desafio tecnológico para dar resposta à transição energética em curso.

As atividades desenvolvidas nos 3 dias em Seia, permitiram aproximar alunos da vida ativa, através de exercícios práticos executados no Parque de Formação E-REDES, dar-lhes maior visibilidade junto dos parceiros de negócio da empresa, eventuais facilitadores de estágios profissionais e futuros empregadores, e incentivar o networking entre alunos das duas escolas presentes.

O Curso Profissional de Técnico de Redes Elétricas, adaptado às necessidades do mercado de trabalho, conta com a participação da E-REDES na definição dos conteúdos programáticos das disciplinas de formação tecnológica e na planificação da formação. O operador de rede de distribuição é responsável por nomear um tutor que acompanha cada escola e assegura visitas regulares dos alunos às instalações da empresa e a obras em curso. À E-REDES compete ainda garantir 600 horas de estágio, a distribuir entre o 11º e 12º ano, e realiza eventos inter- escolas, como é o caso deste Electrical Grid Meeting e da Academia para a Transição Energética, para os alunos finalistas, distinguindo ainda com um prémio monetário, os melhores alunos de cada escola.

A preparação de futuros profissionais para uma função tecnologicamente atrativa num setor estratégico para a sociedade, assume um papel essencial para a E-REDES, com o intuito de captar a atenção de jovens para uma profissão de futuro e escolas interessadas em alargar a oferta formativa. As inscrições para novos alunos a ingressarem no 10º ano, nas escolas aderentes ao programa, realizam-se entre 15 e 20 de julho, no Portal das matrículas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos