(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - CM Lagos - Marchas Populares

Prémio Intermarché Produção Nacional premeia produtores sustentáveis e inovadores

Prémio Intermarché Produção Nacional premeia produtores sustentáveis e inovadores

Foram anunciados os vencedores da 8ª Edição do Prémio Intermarché Produção Nacional, reconhecidos pelas suas práticas de sustentabilidade e inovação na produção portuguesa de qualidade nas categorias de Produção Primária, Produtos Transformados e Ideias com Potencial.

Os projectos que obtiveram a melhor avaliação do Júri em parâmetros como inovação, sustentabilidade e respeito pela tradição, foram anunciados no evento que decorreu na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, no dia 23 de Novembro, e que contou com a presença e participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Neste âmbito, realizou-se ainda o debate “Os actuais desafios da economia e o seu impacto na produção nacional”, que contou com a participação de Rui Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Intermarché, Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Pedro Queiroz, Director-Geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Paulo Vaz, coordenador do “Portugal Sou Eu” e Filipe Figueiredo, CEO da Quinoa Portuguesa.

“O Prémio Intermarché Produção Nacional é um dos principais focos da política de sustentabilidade da insígnia e do qual nos orgulhamos bastante. Este Prémio está integrado no Programa de Incentivo à Produção Nacional publicamente conhecido por Programa Origens, exclusivo do Intermarché, e que assenta no apoio e incentivo à produção nacional, desenvolvimento dos produtores nacionais e incentivo a uma produção sustentável e amiga do ambiente.”, refere Rui Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Intermarché.

“Com este prémio, os nossos produtores nacionais provaram que têm nas mãos a iniciativa, a inovação e a capacidade de concretizar, tendo todos os atributos necessários para superar os desafios do sector, numa conjuntura que exige às empresas adaptação ao mercado. Estamos cá para vos apoiar pois o vosso futuro é também o nosso futuro”, concluiu Rui Pereira, com uma palavra de apreço aos participantes da iniciativa.

Para além do reconhecimento, os vencedores terão a possibilidade de ver os seus produtos disponibilizados e comercializados em diversos pontos de venda do Intermarché em Portugal.

Os vencedores da 8ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional são:

Categoria Produção Primária:

  • Salicórnia fresca biológica, Salivitae
  • Spirulina artesanal, Tomar Natural

Categoria Produtos Transformados:

  • Bretzel de maçã de Alcobaça, Europastry
  • Cozido D’Aldeia, Servipal

Categoria Ideias Com Potencial:

  • Cachaço fumado com queijo cabra, Quinta dos Fumeiros
  • Ruibarbo em doce extra, Planalto Dourado

Menções honrosas:

  • Bagas de Sabugueiro desidratadas, Inovfood (Ideias com Potencial)
  • Pão do Sabugueiro, Grande Forno (Produtos Transformados)

O júri que acompanhou e avaliou as diversas candidaturas à 8ª edição foi composto pelo Intermarché e pelos parceiros envolvidos na iniciativa, dos quais se destaca a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a DOCAPESCA, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Impresa e a Quercus. O processo de decisão e análise de candidaturas foi ainda auditado pela EY.

O Prémio Intermarché Produção Nacional conta ainda com o apoio do Ministério da Agricultura, o Ministério da Economia e Transição Digital, o Ministério do Ambiente e Acção Climática, o Ministério do Mar e o Programa Portugal Sou Eu.

Sobre o Intermarché

O Intermarché é a primeira insígnia do Grupo Os Mosqueteiros, actuando há mais de 50 anos por toda a Europa. Em Portugal há 30 anos, o Intermarché conseguiu consolidar a sua experiência no mercado retalhista, contando hoje com 261 pontos de venda, espalhados por mais de 180 concelhos, nos 18 distritos do país.

A estrutura organizacional do Grupo Os Mosqueteiros torna-o distinto, sendo o único Grupo dirigido, directamente, por empresários independentes, donos e responsáveis pela gestão de cada loja e que beneficiam de um conjunto de estruturas comuns de vendas, logística, direcção comercial, desenvolvimento, qualidade, entre outros.

Assim, o Intermarché é uma insígnia constituída por empresas de dimensão humana, baseada na partilha do dia-a-dia com os seus clientes e na adaptação ao ambiente onde estão inseridas, valorizando mercados de proximidade e rapidez na compra.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos