(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Pastelarias e padarias com fabrico próprio excluídas do programa APOIAR

Pastelarias e padarias com fabrico próprio excluídas do programa APOIAR

A informação chega-nos da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) – muitas empresas de Padaria e Pastelaria estão a ser automaticamente excluídas do acesso ao programa APOIAR, que avalia a elegibilidade das empresas através do CAE (código para Classificação das Actividades Económicas) principal.

No sector da restauração e similares, apenas são consideradas as empresas que tenham actividade principal inserida no CAE 56, o que não é o caso dos negócios de padaria e pastelaria com fabrico próprio, em que a CAE 56 muitas vezes é a secundária.

Tal como todo o sector, estas empresas foram severamente afectadas pela pandemia COVID-19, sendo, segundo a AHRESP, «urgente rever este critério discriminatório e que não considera a realidade do sector. É importante que o programa APOIAR reforce, de forma universal, a tesouraria de todas estas empresas».

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP, continua a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de Novembro para actualizar o ponto de situação das actividades do Alojamento Turístico e de Restauração e Bebidas. Relembramos que a participação, que pode decorrer até às 23:59h do próximo dia 4 de Dezembro de 2020, é da maior importância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações actuais e para podermos actuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.

É também já amanhã, dia 4 de Dezembro entre as 16:00 e as 17:30 horas que a AHRESP e o Turismo de Portugal vão realizar um webinar para apresentação do programa APOIAR (Apoiar.pt e Apoiar Restauração).

Para responder ao inquérito, aceder ao Programa e inscrever-se, consulte o site da AHRESP.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos