Na actual crise económica, resultante da pandemia e intensificada pela guerra na Europa, factores que muito têm contribuído para o aumento do custo de vida, as famílias portuguesas começam a sentir enormes dificuldades em cumprir as suas despesas e créditos.
É neste contexto que se discute a resiliência dos consumidores e das famílias, isto é, as suas competências para resistir, lidar e recuperar de choques previsíveis (por exemplo, a reforma) ou imprevisíveis (o aumento dos preços, desemprego e outras) e com as consequências financeiras negativas.
Tendo por base esta realidade, a DECO pretende realizar uma Conversa Digital com o objectivo de sensibilizar as famílias para a necessidade de adoptarem comportamentos que lhes permitam reagir ao choque negativo que o aumento da inflacção tem nas suas finanças pessoais.
O diálogo digital contará com a participação de Pedro Andersson, Jornalista Coordenador da SIC, e de Natália Nunes, Coordenadora do Gabinete de Protecção Financeira da DECO, e basear-se-á nos seguintes pontos de discussão;
- As capacidades de resistência dos portugueses para enfrentar as dificuldades financeiras;
- A importância das competências de literacia financeira;
- A poupança versus consumo.
Público-alvo
Consumidores em geral
Objectivos
- Debater a resiliência financeira dos consumidores;
- Sensibilizar as famílias para a necessidade de adoptar soluções para a crise;
- Estimular comportamentos de poupança num quadro de crescentes responsabilidades individuais;
Data e Hora
31 de Outubro, 16h.
Inscreva-se gratuitamente aqui!