(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Há uma nova brochura para promover a Dieta Mediterrânica

Há uma nova brochura para promover a Dieta Mediterrânica

RTA lança publicação na Feira da Dieta Mediterrânica

O Turismo do Algarve volta à Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira com uma nova brochura para distribuir aos visitantes. Chama-se o «Algarve e a Dieta Mediterrânica» e quer transmitir aos residentes e turistas o valor deste património cultural que privilegia a alimentação saudável e o convívio à mesa. Estará disponível todos os dias da feira, de 7 a 10 de setembro, no stand da entidade regional de turismo.

Como conhecer melhor a Dieta Mediterrânica, os produtos a ela associados e as festividades para a comemorar? Através da nova brochura que a Região de Turismo do Algarve (RTA) acaba de editar e que será distribuída gratuitamente na Feira da Dieta Mediterrânica a quem passar pelo stand da entidade.

Tem mais de 30 páginas dedicadas a este Património Cultural Imaterial da Humanidade, assim classificado pela UNESCO em 2013, e destaca alguns dos produtos que fazem parte da dieta mais saudável e sustentável do planeta. O azeite, como principal gordura para cozinhar, fruta como laranjas, figos e amêndoas, e o peixe fresco são alguns alimentos que integram a roda mediterrânica e que devem estar sempre à mesa dos comensais.

O objetivo da publicação é partilhar os princípios da Dieta Mediterrânica, sensibilizando para os benefícios deste regime alimentar que é também um estilo de vida (consta até que ele está na génese da longevidade dos povos italiano e grego). Editada no âmbito do projeto O Algarve na Dieta Mediterrânica, uma parceria da RTA com a CCDR Algarve e muitas outras entidades regionais ao abrigo do financiamento do CRESC Algarve 2020, a brochura seguirá para a Feira da Dieta Mediterrânica e estará brevemente disponível para download na área multimédia do site visitalgarve.pt.

Mas a RTA levará também outros materiais promocionais para distribuir no seu stand durante os quatro dias da feira, onde pretende divulgar a gastronomia algarvia, uma das componentes mais vivas da cultura da região.

«Somos parceiros da Feira da Dieta Mediterrânica desde a primeira edição e somos defensores acérrimos deste património que impacta de forma muito positiva a promoção do Algarve. Segundo a World Food Travel Association, a gastronomia é um dos aspetos mais valorizados pelos turistas na hora de viajar: 80% dos viajantes procuram a gastronomia típica do sítio onde passam férias. Tendo nós esta riqueza gastronómica, e sendo Tavira a comunidade representativa da Dieta Mediterrânica, há que estimar o que nos diferencia. O produto de Gastronomia e Vinhos contribui para a valorização global do território, para o reforço da competitividade do destino e para a diversificação turística, portanto é uma aposta natural para os próximos anos», afirma o presidente da RTA, André Gomes.

A Feira da Dieta Mediterrânica decorre entre os dias 7 e 10 em Tavira, com uma programação extensa que inclui provas e petiscos, expositores de artesanato e produtos tradicionais, concertos, danças, mostras botânicas, exposições, seminários e atividades para o público infantojuvenil. Confira tudo em www.dietamediterranica.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos