Secretária de Estado das Pescas entrega distinções aos vencedores do 2º Prémio Inovação Expo Fish Portugal
A 3ª edição da Expo Fish Portugal terminou com a garantia de que o setor alimentar do mar está na rota dos mercados internacionais e que, simultaneamente, apresenta uma elevada capacidade de inovação e incorporação tecnológica.
No encerramento da conferência Expo Fish Portugal, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho referiu que, “Portugal, com uma grande tradição de pesca, tem, nas suas águas, uma fonte inestimável de alimento e sustento para as gerações presentes e futuras pelo que é crucial salvaguardar a sustentabilidade destes recursos. Preservando os ecossistemas marinhos, mas também com um impacto significativo na valorização do pescado que comercializamos. Esta estratégia está refletida no crescimento do valor do pescado na primeira venda em lota em 2020, 2021 e 2022. E, certamente, este ano também, assegurando que os pescadores recebem uma compensação justa pelo seu trabalho árduo e pela preservação responsável dos recursos.”
Durante a Expo Fish Portugal, foram galardoados os vencedores da 2ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2023, sob o mote “Inovação e investigação ligada ao setor alimentar do mar”. Os projetos vencedores foram os seguintes: 1º classificado: SeaCuCulture (Francisco Azevedo e Silva, Pedro Miguel Félix, João Sousa, Ana Pombo – Universidade de Lisboa / MARE); 2º classificado – Bake My Dog Happy (Apetitus); 3º classificado – GreenFeed4Fish (Marta Dias, Ana Luísa Maulvault (Universidade Nova de Lisboa / FCT - Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas)
Para Sérgio Faias, Presidente da Docapesca, o elevado número de candidaturas, “vem demonstrar que o setor de atividade da pesca profissional e de toda a cadeia de valor que lhe está associada, é atualmente uma atividade moderna, próspera e rentável. Através do Prémio Inovação, fomentamos a capacidade do setor para atrair cada vez mais jovens, com elevado nível de qualificações, prontos a aliar o seu conhecimento de base científica, aos processos existentes, tornando-os cada vez mais eficazes e sustentáveis, porque é fundamental aprofundar a transferência de conhecimento e a inovação nas empresas, criando pontes cada vez mais sólidas entre a Academia e a Indústria”.
Para além da conferência que agora terminou, a Expo Fish Portugal disponibiliza ainda um espaço expositivo digital em www.expofishportugal.com, disponível 365 dias por ano, com o objetivo de fomentar o contacto entre as principais empresas e organizações do setor do pescado e, também, de importadores, em reuniões B2B com vista à exportação dos produtos da pesca.
A 3ª edição da Expo Fish Portugal foi uma organização da Docapesca, com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Alimentação e o apoio da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF) e da Câmara Municipal de Sesimbra.