(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

DECO Algarve sugere dicas para melhor organizar a vida financeira a dois

DECO Algarve sugere dicas para melhor organizar a vida financeira a dois

A DECO Algarve reuniu um conjunto de sugestões para casais que desejem organizar-se financeiramente, nomeadamente, “quem paga o quê” em casa ou o que fazer com as eventuais poupanças e rendimentos.

Iniciar uma vida a dois representa uma nova e exigente etapa financeira. Como lidar com o dinheiro em conjunto? Qual deve ser a responsabilidade e o contributo de cada um na economia conjunta e no orçamento familiar futuro Em resposta a estas e outras perguntas, a DECO Algarve recomenda:

  • Conversar abertamente e de forma transparente sobre a repartição das despesas e encargos;
  • Definir se pretendem manter contas separadas e ter uma conta conjunta para os gastos da casa ou se optam por uma única conta;
  • Estabelecer o hábito de registar todas as despesas e rendimentos e elaborar um orçamento familiar;
  • Planear metas e objectivos para concretizar os “sonhos a dois” e a forma e prazo para os alcançar;
  • Adequar os gastos à capacidade financeira – o ideal seria mesmo viver um nível abaixo das capacidades para conseguir atingir mais facilmente os objectivos;
  • E porque no economizar estará também o ganho, criar um Fundo de Emergência para imprevistos.

No que concerne à casa, segundo a DECO a decisão também deve ser ponderada. Comprar ou arrendar casa dependerá uma vez mais dos objectivos do casal, pelo que a estabilidade profissional, possibilidade de mobilidade futura, a capacidade financeira inicial para entrada na compra do imóvel e a taxa de esforço, entre outros aspectos, devem ser devidamente analisados.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos