(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Daniel Marreiros brilha no Masterchef UK the Professionals

Daniel Marreiros brilha no Masterchef UK the Professionals

Jovem portimonense, ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, foi um dos finalistas do programa de sucesso Masterchef UK the Professionals 2021.  

Desde muito cedo, Daniel sabia que o seu futuro estaria ligado à cozinha. Sempre revelou um interesse especial pela culinária que foi despertado pela sua avó que “tinha um imenso gosto em cozinhar e juntar toda a família à mesa.” Através destas vivências na infância, percebeu que “cozinhar era uma demonstração amor onde não eram necessárias palavras”. Movido por esta vontade, desde tenra idade que se aventurava na cozinha criando inúmeros “pratos de autor” para a sua mãe que, apesar de nem sempre serem as melhores experiências, aprovava tudo de modo a incentivar a sua paixão.

Em setembro de 2009 ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, no curso de Técnico(a) de Cozinha/ Pastelaria e, segundo refere, “teve de imediato a certeza de que estava no sítio certo. Todo aquele ambiente o fascinava, desde o barulho das panelas, o avental, a urgência dos pedidos e o trabalho em equipa.” Foram três anos fulcrais na sua vida, pelas aprendizagens, por ter privado “com formadores que são ótimos profissionais e que muito admira” e também pelo ambiente acolhedor que se fazia sentir na instituição.

Após a conclusão dos estudos, iniciou o seu percurso profissional num prestigiado restaurante da região algarvia. Em apenas 8 meses e com 19 anos de idade, tornou-se no chef de cozinha do restaurante. Continuou o seu percurso nesse local durante mais dois anos, porém sentiu necessidade de obter mais conhecimento, adquirir novas experiências e conhecer novas culturas. Decidiu então emigrar para o Reino Unido.

Em Londres, trabalhou em sítios como Kitchen W8, Purnell´s Restaurant, Brasserie Chavot, The Typing Room, Koffmann's at The Berkeley Hotel e, mais recentemente, como chef do restaurante Volta do Mar que foi premiado no guia Michelin com um Bib Gourmand,em 2021.

O Masterchef há muito que era um programa de referência para Daniel. Tem uma grande admiração pelo júri do programa, pelos desafios que são colocados aos concorrentes e até pelas críticas que estes recebem. Já era antiga a sua vontade em concorrer, no entanto, apenas este ano achou que reunia as condições necessárias para tentar a sua sorte.

Para sua surpresa, foi selecionado, integrou o grupo de concorrentes e chegou aos 6 finalistas do programa. Quando questionado sobre o que sentiu quando soube que eram um dos finalistas revela que “nunca imaginou sequer que seria um dos selecionados para participar no programa, quanto mais ser um dos finalistas. Senti uma gratidão enorme, ainda parece que não é real”.

Em relação à participação no programa descreve-a como “incrível, não alteraria nada no processo. No início foi quase um ‘choque’ conhecer pessoalmente o Chef Marcus Wareing e a Chef Monica Galetti. O contato inicial com as câmaras no mítico Skills Test foi um pouco estranho. Conhecer outros cozinheiros que respeito e ver os diferentes estilos que todos trazem para a mesa foi muito gratificante. Fiquei a respeitar muito mais os concorrentes das edições anteriores. É muito mais difícil quando não estamos no conforto do nosso sofá! Só tenho momentos positivos para partilhar, sem dúvida que a minha participação no Masterchef foi uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional.”
Durante a sua prestação não esqueceu os produtos e os sabores da sua terra natal. Uma das suas criações foi o prato “Bowl full of sea, inspirado nas típicas “travessas de marisco”, muito apreciadas na região algarvia. O desafio da criação deste prato era colocar todos os ingredientes em harmonia de modo que se fizesse sentir uma explosão de sabores a mar aquando da sua degustação. O desafio foi superado tendo conseguido agradar o palato dos jurados.

Após terminada a sua participação no programa, num futuro próximo, Daniel Marreiros, ambiciona ter o seu próprio restaurante. Gostaria que esse espaço “tivesse uma cozinha aberta para que fosse possível interagir com os clientes, num ambiente descontraído e divertido”. O seu maior sonho é continuar a aprender, a desenvolver as suas técnicas e a partilhar com o mundo aquilo que mais o apaixona: cozinhar.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos