Há preferência por receber o carro num ponto de venda, mesmo comprando online.
O Standvirtual, a maior plataforma de comércio de veículos em Portugal, apresenta um novo estudo em parceria com a Marktest relativo ao mercado automóvel e à percepção do consumidor sobre compra online. Impulsionada pela pandemia, esta é uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos.
Actualmente, observa-se uma maior predisposição para comprar um carro online novo (44%) do que usado (29%), consequência da conceção dos consumidores de que podem usufruir de um preço mais baixo, comparativamente à jornada tradicional. Os inquiridos destacam a comodidade (35%), a comparação de preços (22%) e os descontos (14%) como a principal vantagem de efectuar a compra de um automóvel online.
Relativamente à procura de carros por intervalo de preços, pode-se verificar que a maior parte dos inquiridos (31%) pagaria entre 10.000€-15.000€ por um veículo usado comprado online. A quilometragem é também um factor decisivo associados à compra online de um automóvel, sendo que 100.000 km é a fronteira psicológica estabelecida pelos consumidores para comprar um carro usado online.
"Diversas empresas apostam cada vez mais nesta forma de venda, sobretudo com a pandemia, para expandir o negócio e alcançar os consumidores que optam por uma abordagem menos conservadora. No caso dos usados, o preço é indicado como a principal vantagem da compra online e não ver o carro presencialmente é o principal entrave. Mas os stands estão a evoluir e a proporcionar experiências de compra online cada vez mais completas a todos os níveis", refere Nuno Castel-branco, Director Geral do Standvirtual.
A confiança no portal ou site escolhido é o factor principal (84%) associado à compra online, assim como a credibilidade da plataforma (60%). Quanto ao processo de compra online de um automóvel, a possibilidade de consultar o historial do carro (61%), a facilidade de transferência de propriedade (45%), a retoma do veículo incluída (40%), o financiamento incluído (35%) e o seguro incluído (22%) são características consideradas como fundamentais. Mesmo comprando online, existe uma preferência dos consumidores para receber o carro num ponto de venda oficial (44%).
Sobre o Standvirtual:
O Standvirtual é o portal nº 1 em carros e líder em Portugal. Criado em 2004, disponibiliza uma oferta de viaturas ligeiras, comerciais, autocaravanas, motos, barcos e peças. O Standvirtual conta com cerca de 2 milhões de visitantes únicos e 6 milhões de visitas mensais.
Sobre o Grupo OLX:
O OLX Group Portugal foi fundado em 2007 e é especialista no desenvolvimento de plataformas online locais de fácil utilização para compra e venda de produtos e serviços na Internet. A empresa é detentora dos reconhecidos portais Standvirtual, Imovirtual e OLX.