(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Clube de Futebol Esperança de Lagos distinguido como entidade formadora

Clube de Futebol Esperança de Lagos distinguido como entidade formadora

Foi no mês de Março que o Clube de Futebol Esperança de Lagos (CFEL) recebeu a placa e diploma que o distingue como um clube certificado para formar jovens atletas.

O Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol teve início em Janeiro de 2015, com o intuito de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, segundo a lei 28/98, de 26 de Junho (entretanto substituída pela Lei 54/2017, de 14 de Julho).

Segundo o CFEL, para além do imperativo legal, o processo das Entidades Formadoras assumiu desde o início «o objectivo de avaliar, reconhecer e certificar a actividade de todos os clubes que disponibilizam futebol de formação a jovens praticantes até aos 19 anos e, dessa forma, contribuir de forma decisiva para elevar os padrões de qualidade do processo de formação dos praticantes de Futebol em Portugal».

Assim, sendo o C.F. Esperança de Lagos é agora reconhecido como Clube Certificado e Entidade Formadora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reunindo assim uma série de benefícios, tais como:

Reconhecimento público desse mesmo estatuto;

Possibilidade legal de aplicar e beneficiar do mecanismo de compensação financeira no que à formação de jovens atletas diz respeito;

Possibilidade de efectuar contratos de formação desportiva;

Participar em competições nacionais.

De 0 a 5 estrelas, o clube ficou certificado com 3 estrelas. «Este foi um processo longo e árduo, que permitiu ao clube dar um passo na sua afirmação como entidade formadora. Esta certificação incluiu uma série de documentações, formações e reuniões (...), onde todos estão de parabéns», pode ler-se no comunicado oficial do CFEL, via Internet.

Na óptica do clube, esta distinção não só valoriza a cidade de Lagos e respectivas infra-estruturas desportivas, bem como «todo o apoio prestado da Lagos em Forma como da Autarquia, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dr. Hugo Pereira».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos