A folia do Carnaval, as tradições e sabores de Monchique, o desporto em pleno interior algarvio e as atividades do programa «365 Algarve» estão em destaque na edição de março do «Guia Algarve», a agenda de eventos mensal dirigida a residentes e turistas, que reúne o que de melhor há para fazer, descobrir e experienciar na região sul do país.
Nesta publicação da Região de Turismo do Algarve, o foco vai para as celebrações carnavalescas, desde os tradicionais corsos ao enterro do Entrudo, que acontecem entre 2 e 6 de março, em diversas localidades do litoral à serra algarvia. A não perder são exemplo o secular Carnaval de Loulé, o «Carnaval Trapalhão» de Ferreiras, Carnaval de Portimão no barlavento ou no sotavento o Carnaval de Altura.
O guia realça também a Feira dos Enchidos de Monchique que, entre 2 e 3 de março, celebra os sabores e as tradições desta vila serrana. Milhares de visitantes são esperados neste evento que tem como protagonistas os enchidos, bem como o mel, o medronho, a doçaria e o artesanato. O programa da feira fica composto com as atuações da fadista Carminho (dia 2, às 22h00) e de Sara Tavares (dia 3, às 19h00).
O desporto faz também capa no «Guia Algarve» com a 7.ª edição do Algarve Bike Challenge, a mais importante e mediática prova por etapas em BTT que, entre os dias 8 e 10, levará centenas de ciclistas a percorrer o interior algarvio.
Entre música, teatro, exposições, dança, desporto, feiras e os eventos integrados no programa «365 Algarve» existe ainda mais de uma centena as sugestões de atividades que permitem descobrir e experienciar a riqueza da região, seja em família, entre amigos ou até sozinho.
Cristina Branco (dia 1, 21h30, Cineteatro Louletano em Loulé), a prestigiada Glenn Miller Orchestra (dia 10, 17h00, Teatro das Figuras em Faro), Carolina Deslandes (dia 22, 21h30, no Auditório Municipal de Olhão) e Luís Represas (dia 22, 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira) são alguns dos consagrados nomes que passarão pelos palcos algarvios durante este mês.
Ainda na música, o Algarve receberá ainda artistas de todo o mundo em eventos como o 3.º Festival Internacional Guitarras de Faro (entre dias 3 e 31) e a XXVIII Gala Internacional do Acordeão em Albufeira (de 14 de março até 4 de abril), com espetáculos a acontecer em diversas localidades destes dois concelhos.
Durante todo o mês o humor será o rei. O Centro Cultural de Lagos recebe o FEST’RIR com Bruno Nogueira (dia 01), Salvador Martinha (dia 02) e Aldo Lima (dia 16); o Centro de Congressos do Arade é tomado por João Baião e Marina Mota na peça «Eu saio na próxima, e você?», no dia 15; e o Auditório Municipal Carlos do Carmo em Lagoa é palco do HumorFest’2019 nos dias 16, 21, 22, 23, 29 e 30. Todos estes espetáculos terão início às 21h30.
Em março, os apreciadores de artes plásticas terão ao dispor um conjunto de novas exposições: «No caminho do lince ibérico» (entre os dias 1 e 31, no Castelo de Silves); «Mixtura» com pinturas e esculturas de Rian Helmik e Anna Knoop (de 02 a 31 de março, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel); «O Peso da Cor» com pinturas de Raquel Taquelim d’Almeida (entre os dias 2 e 30, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros em Albufeira); e Cerâmicas de Alcoutim (de dia 8 a 25, na Casa dos Condes em Alcoutim).
No campo das artes performativas e dança, o Algarve é o palco escolhido para receber o espetáculo «A meio da noite» da companhia Olga Roriz (Loulé, Cineteatro Louletano, dia 15, 21h30).
Com a assinatura «365 Algarve» a região volta a receber um conjunto de espetáculos e eventos únicos. São exemplo o «Material Men Redux», de Shobana Jeyasingh Dance, nascido da simbiose entre a dança clássica indiana e o hip-hop, que acontece dia 23, às 21h30, no Cineteatro Louletano, integrado na vasta programação dos V Encontros do Devir, e o «Jazz nas Adegas» com Paulo Strak Trio (dia 8 às 21h30 e dia 9 às 17h00, no Barranco do Vale, em Silves) e Tamal Hot Band (dia 15 às 21h30 e dia 16 às 17h00, no Convento do Paraíso, em Silves). Março marca também o arranque de mais uma edição do Festival Internacional de Música do Algarve, no dia 31 no Cineteatro Louletano, e conta ainda com o virtuosismo de Filipe Pinto-Ribeiro em mais um recital do Festival Internacional de Piano do Algarve, no dia 30 de março, no TEMPO, em Portimão.
O programa cultural «365 Algarve» traz ainda o Festival do Contrabando, que acontece em Alcoutim (Portugal) e Sanlúcar de Guadiana (Espanha), entre 29 e 31 de março, e convida os visitantes a (re)viverem as tradições de contrabando das vilas transfronteiriças através de muita animação, história, artes e cultura. Com o selo deste programa destaque ainda para o «Ventania» - Festival de Artes Performativas com temáticas ligadas ao ambiente e à cidadania, que decorre entre 22 e 24 de março, em Lagos, Portimão e Sagres.
O «Guia Algarve» é uma publicação bilingue (português e inglês) com uma tiragem de 50 mil exemplares e distribuição gratuita em hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-car, campos de golfe da região.