(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

ALGFUTURO: Situação económica algarvia «com queda de riqueza 5 a 6 vezes superior à média nacional»

ALGFUTURO: Situação económica algarvia «com queda de riqueza 5 a 6 vezes superior à média nacional»

ALGFUTURO – União Empresarial do Algarve afirma que a região algarvia se encontra numa situação «trágica», perspetivando, numa estimativa rápida, que a riqueza produzida «desça a um tal ponto» que o somatório de 2020 e 2021 poderá ser inferior a todo o ano 2019. Conclui que: «Isto é o resultado da enorme dependência do turismo, representando uma queda 5 a 6 vezes maior do que a média nacional (cerca de 8%), o que é um desastre».

Em ambiente pesado pela crise cada vez mais funda que se abre na região, por unanimidade, o empresariado da União pelos empresários do Algarve reunidos em Assembleia Geral lamentaram que a realidade mostre que a ALGFUTURO estava «certa quando há mais de um mês considerou que os indicadores da produção de riqueza e desemprego eram muito maus». Lamentaram, mais uma vez, que o Terreiro do Paço deixe o Algarve atingir tal «decrepitude», considerando «inadmissível que fique tudo de braços caídos assistindo em directo à calamidade, sem nada fazer!»

A União apresenta a hipótese, já mencionada há um mês: depois de concluída a vacinação dos grupos de risco, sugere que se inicie nas zonas do país dependentes em mais de 50% do sector turístico que «vai a pique». Acrescenta ainda que: «Simultaneamente as autarquias devem prever adquirir testes de despistagem do vírus».

A ALGFUTURO alega empenhar-se totalmente para uma «solução da crise e trabalho árduo com todos os agentes pela mudança em Excelência e Competitividade do turismo e diversificação da economia».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos