(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Algarve Wine Tourism foi distinguido com o troféu “Enoturismo 2023”

Algarve Wine Tourism foi distinguido com o troféu “Enoturismo 2023”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve I.P. saúda a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) pela distinção atribuída ao Algarve Wine Tourism de melhor “Enoturismo 2023” dos Prémios Grandes Escolhas.

2023” dos Prémios Grandes Escolhas.

A Região Vitivinícola do Algarve registou nos últimos anos uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos, fruto da evolução para uma viticultura profissional criteriosamente conduzida para a seleção dos melhores terroirs, desde os solos, às técnicas de plantação, escolha das castas, com destaque para a recuperação da autóctone Negra Mole, amanho das vinhas e escolha da melhor data para vindima.

Assim, se em 2010 a região tinha apenas dezasseis produtores de vinho, hoje são mais de 50, produzindo cerca de 1,6 milhões de litros de vinho e introduzindo no mercado mais de um milhão de garrafas de vinho certificado, quase todo Regional Algarve (mais de 90%). Uma região com enormes potencialidades, que pode promover e exportar os seus produtos “cá dentro”, e que, de acordo com a empresa de estudos de mercado Nielsen, há sete anos consecutivos lidera no preço médio por litro pago pela distribuição e restauração.

A par do mercado local, o enoturismo é a outra aposta de sucesso do setor vitivinícola algarvio, aliando experiências de gastronomia, lazer, património, alojamento, a par da degustação e compra no local dos vinhos algarvios, constituindo-se já hoje em dia numa importante fonte de receitas para muitos produtores de vinho, mas acima de tudo como um vetor estratégico para o crescimento sustentado do setor agroalimentar algarvio e para a diferenciação da oferta turística regional, já que consegue combinar, como poucas outras atividades, o consumo de produtos endógenos de qualidade e de experiências.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos