(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Algarve é palco das celebrações do 2.º aniversário do Plano Nacional das Artes

Algarve é palco das celebrações do 2.º aniversário do Plano Nacional das Artes

No dia 18 de Junho de 2019, foi apresentado o Manifesto-Estratégia do Plano Nacional das Artes (PNA), uma estrutura de missão criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, com um horizonte temporal de dez anos, e com o objectivo de promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens: “Para todos e com cada um”.

Esse é também o mote para assinalar este segundo aniversário, que será celebrado presencialmente em território algarvio, com visitas a lugares patrimoniais e encontros com municípios, agrupamentos de escolas, instituições e associações culturais e com apresentações públicas da estratégia do Plano. Será, também, a altura de reunir a equipa nacional do PNA, para avaliar o trabalho realizado e perspectivar o futuro.

.

PROGRAMA DE ACÇÕES – 14 A 18 DE JUNHO

Nos próximos dias, entre 14 e 18 de Junho, a valorização do km2 e a territorialização da cultura e das artes vai continuar a ser um dos focos da acção desta estrutura. Em visita ao Algarve, serão desenvolvidas actividades em Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e S. Brás de Alportel.

A estratégia deste Plano foi apresentada no dia 14, às 10:00 hiras, no Teatro Lethes, em Faro, uma comunicação dos princípios e valores que orientam as medidas do seu plano estratégico, e a importância do envolvimento de todos os cidadãos neste processo. Na sessão estiveram presentes cerca de 50 participantes, entre representantes de municípios, agentes e instituições culturais, agrupamentos de escolas e outras entidades da área da cultura e da educação.

No final dessa tarde, às 18:00 horas, foi assinado o compromisso “Cultura para tod@s” entre as escolas e os agentes e instituições culturais do concelho, momento promovido pela Câmara Municipal de Faro em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Ao longo de toda semana, a equipa do PNA visitará alguns dos Agrupamentos de Escolas que integram a rede PNA na região (são 14 os agrupamentos de escolas do Algarve que estão a implementar as medidas do PNA), para conhecer de perto os projectos culturais de escola que aí estão a ser desenvolvidos – e que visam transformar as escolas em polos culturais e as instituições culturais em território educativo.

No dia 15 de Junho, está agendada uma reunião na Câmara Municipal de Loulé com representantes do município e a participação dos agrupamentos de escolas e instituições culturais louletanas.

No dia 18 de Junho, dia em que celebra o 2.º aniversário, o PNA associa-se, enquanto instituição parceira, ao evento de encerramento do projeto MI.MOMO.FARO/Minecraft Educativo que irá decorrer no Grande Auditório da Universidade do Algarve e que contará com a presença de turmas e professores de todas as escolas deste concelho, bem como de várias entidades que colaboraram com esta iniciativa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos