O encerramento da “noite” e dos seus estabelecimentos está a tornar-se insustentável para as empresas.
A AHRESP enviou ao Governo um Guia de Boas Práticas para o Sector da Animação Noturna que reuniu um amplo consenso dos muitos empresários que reuniram com a AHRESP, e que se espera contribuir para a rápida reabertura desta importante actividade.
O Sector da Animação Nocturna (discotecas e bares) continua encerrado e em grave crise. A AHRESP, que representa empresas deste Sector, tem desenvolvido todos os esforços para garantir que estas possam reabrir rapidamente e em segurança, cumprindo as necessárias regras de saúde para salvaguardar colaboradores e clientes.
Nesse sentido e para permitir a reabertura, que consideramos urgente e necessária, a AHRESP entregou ao Governo um Guia de Boas Práticas para os Estabelecimentos de Animação Nocturna.
Este documento resultou de um processo muito participado entre a AHRESP e os empresários da Animação Nocturna de todo o País, que tem vindo a decorrer desde o início da pandemia, tendo o Guia obtido um amplo consenso entre os participantes que reuniram na passada segunda-feira, dia 15 de Junho.
O Guia de Boas Práticas para a Animação Nocturna tem como base o Guia de Boas Práticas para a Restauração e Bebidas, desenvolvido pela AHRESP, com a validação da DGS, assim como as diversas Orientações publicadas por esta entidade pública, mas contempla também questões específicas para a atividade da Animação Nocturna.
Cumprindo as regras recomendadas pelo Guia de Boas Práticas, a AHRESP considera que este Sector, que está a passar por uma situação de extrema gravidade, sendo um dos poucos que ainda se mantém encerrado por diploma legal e aquele que primeiro encerrou, tem todas as condições para poder reabrir em segurança.
A Proposta de Guia de Boas Práticas para a Animação Nocturna pode ser consultada em https://ahresp.com/2020/06/estabelecimentos-de-animacao-noturna/