(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Acordo sobre a nova Política Agrícola Comum gera expectativas no sector agrícola

Acordo sobre a nova Política Agrícola Comum gera expectativas no sector agrícola

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) congratula-se por, após longas negociações, ter sido alcançado hoje, dia 25 de Junho, um acordo sobre a Política Agrícola Comum (PAC) a vigorar até 2027.

«Felicitamos a Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes pela perseverança e capacidade negocial demonstradas, conducentes à obtenção de um máximo divisor comum entre o Conselho, a Comissão e o Parlamento Europeu», destaca o Secretário-Geral Francisco Silva.

A nova PAC é hoje acordada num contexto de pandemia Covid-19, que tem colocado em situação muito difícil os sectores produtivos agrícolas portugueses e respectivas fileiras, pondo seriamente em causa a viabilidade económica de inúmeros produtores e da agro-indústria associada.

Ficam, assim, criadas as condições para se concluir o Plano Estratégico da PAC (PEPAC), um instrumento que deve impulsionar maior equidade da aplicação da PAC em Portugal.

Posto isto, a CONFAGRI ambiciona que o PEPAC contribua para a soberania alimentar e para a sustentabilidade económica, ambiental e social do mundo rural, dando efevtiva resposta às necessidades estruturais da agricultura portuguesa, dos agricultores e das suas cooperativas e que tenha, por isso, um forte cariz de apoio à produção, organização e competitividade agrícolas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos