(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

11 municípios do Algarve entram em "Estado de Petisco" dia 10 de Setembro. Terras do Infante contempladas

11 municípios do Algarve entram em "Estado de Petisco" dia 10 de Setembro. Terras do Infante contempladas

Este ano, o Algarve volta a entrar em "Estado de Petisco" com a Rota mais saborosa da região. A cerca de um mês de iniciar a 11.ª edição da Rota do Petisco, com lugar entre 10 de Setembro e 10 de Outubro, poderá já começar a preparar-se para retomar as idas aos restaurantes e pastelarias em busca dos melhores petiscos, doces tradicionais ou criações de conceituados chefs, confeccionadas com produtos regionais e a um preço convidativo.

A Rota do Petisco 2021 irá levá-lo a percorrer 11 municípios algarvios e a descobrir as mais típicas iguarias, capazes de revelar da sua identidade, história, cultura e tradições. São eles: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

O evento mantém a sua vertente solidária com o valor do seu Passaporte (1,50 euros) a reverter na totalidade para apoiar projectos sociais desenvolvidos por instituições das localidades que integram a Rota do Petisco. Em 2021, serão apoiados nove projectos desenvolvidos pelas seguintes entidades: a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA), os Bombeiros Voluntários de Monchique e de São Brás de Alportel, a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo, o ECOS – Oficina de Dança, a Fundação Irene Rolo, o Grupo Desportivo Odeceixense e o HELP – Apoio ao Cuidador.

Para quem sente saudades de viajar, este ano será também possível carimbar o seu passaporte com novos e longínquos destinos através da "Rota do Mundo". Afinal, resistir às tapas da vizinha Espanha, a uma boa pasta italiana, a especiarias da Índia e até ao sushi pode ser difícil, pelo que tudo isso será possível encontrar na Rota do Petisco.

Sob o lema “Petisque mas não arrisque”, o projecto Rota do Petisco pretende dinamizar a restauração algarvia em momento de retoma, após todos os entraves colocados pela pandemia. A 3 de Setembro, a Rota celebra 10 anos de existência com a promessa de continuar a crescer, com qualidade, para mostrar o que de melhor se confecciona no Algarve em termos de gastronomia.

A Rota do Petisco é uma iniciativa organizada pela Associação Teia D'Impulsos, com o apoio e parceria de várias entidades públicas e privadas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos