(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugurou o DATACENTER da Águas do Algarve

Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugurou o DATACENTER da Águas do Algarve

Foi no passado dia 27 em Faro, que o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugurou o DATACENTER da Águas do Algarve, um projecto que envolveu cerca de 500 mil euros de investimento.

A Águas do Algarve, S.A., constituída em Agosto de 2000, com a fusão da Águas do Barlavento Algarvio e da Águas do Sotavento Algarvio, tem vindo durante os últimos anos a melhorar as condições de abastecimento de água e construir várias instalações de tratamento de águas residuais no Algarve.

Ao longo destes 18 anos, com a constante evolução tecnológica, melhoria de sistemas de controlo e gestão neste tipo de serviços, aos quais a empresa tem aderido, melhorado e em conjunto com alguns parceiros desenvolvido alguns sistemas, a informação armazenada e tratada tem vindo a crescer, assim como as necessidades tecnológicas têm vindo a aumentar. 

Assim surge a oportunidade de avançar com a constituição do DataCenter e do Disaster Recovery, que por um lado, decorre da necessidade de promover a reformulação do Sistema de Telegestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, com a consequente reformulação da infraestrutura informática de suporte, e da necessidade de diminuir os riscos, aumentando a fiabilidade da operação de todo o sistema, e, por outro, da necessidade de modernizar a rede de comunicações de suporte. A constituição de um Disaster Recovery destina-se a garantir, em caso de eventos disruptivos significantes que originem uma falha do DataCenter, a recuperação ou continuidade da infraestrutura e sistemas informáticos que suportam as funções de negócio críticas, garantindo no essencial a manutenção da actividade da Empresa.

Para além da transformação a operar nos Sistemas de Telegestão e Comunicações, a disponibilização de forma unificada de recursos de rede, de computação, de armazenamento, de segurança e de gestão, a necessidade de melhorar a eficiência, de racionalizar a utilização de recursos e diminuir os riscos operacionais, garantida a partir de um único local, representam também argumentos relevantes na tomada de decisão. Desta forma, garante-se o cumprimento de princípios de disponibilidade, flexibilidade, escalabilidade e segurança na disponibilização dos serviços, bem como um maior controlo sobre os mesmos.

Surge assim o Datacenter, local a partir de onde serão disponibilizados todos os recursos informáticos de Telegestão, de armazenamento, de computação, de gestão e controlo da Águas do Algarve, S.A.

 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos