(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Ministro adjunto e da economia considera programa comerciodigital.pt da ACEPI visionário


Na sessão oficial de lançamento, que teve lugar em Leiria, no Teatro Miguel Franco, e perante um auditório completamente cheio,  Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, considerou que este projeto da ACEPI é visionário e que se trata de uma das maiores oportunidades de sempre para as empresas do setor do comércio e dos serviços obterem as condições necessárias para beneficiarem do potencial da economia digital, sobretudo tendo em consideração que dentro de pouco tempo quase 70% dos portugueses irão fazer compras online e que apenas 40% das empresas portuguesas têm atualmente presença na internet.

O Ministro Adjunto e da Economia, que sublinhou a relevância deste programa se focar no setor do comércio e serviços  dado que esterepresenta mais de 60% da riqueza produzida, considerou que o ComércioDigital.pt é "um grande salto", ao dotar as pequenas e médias empresas, que estão inseridas nos tecidos urbanos existentes, com as ferramentas necessárias para que se digitalizem, ganhando desta forma mais e novos clientes, não apenas localmente, mas também entre os inúmeros visitantes das suas localidades.

Por seu turno, Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, salientou na mesma ocasião que "é importante termos a ideia de que a utilização da internet para as empresas vai muito além do simples "ser visível": é um fator potenciador de crescimento e de exportação. Esta iniciativa visa promover a digitalização de mais de 50 mil microempresas e PME do setor do comércio e dos serviços à escala nacional, dotando-as das ferramentas necessárias para que se possam modernizar e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo contexto do comércio online. Se tivermos em conta que, atualmente há mais de 1.400 milhões de compradores online no mundo, dos quais 500 milhões compram no estrangeiro, facilmente compreendemos a magnitude das possibilidades que o mundo digital nos disponibiliza."

Outro aspeto relevante deste programa, explica o Presidente da ACEPI, "é a criação de uma rede capilar de técnicos à escala nacional que possa apoiar as empresas de perto e localmente na sua transformação digital, e para a qual contamos com o apoio de cerca de uma centena de associações comerciais e profissionais. A primeira ação desta rede decorreu com grande sucesso de 22 a 24 de janeiro, em Fátima, tendo reunido mais de oitenta participantes - os técnicos capacitados para ajudarem localmente as empresas na implementação da digitalização."

A partir do site oficial do Programa passa também a estar disponível o acesso a uma Academia, com cursos simples e práticos, de curta duração, sobre os vários temas, relacionados com os passos e os aspetos que devem ser assegurados quando uma empresa passa a ter uma presença online.

Refira-se que o ComércioDigital.pt irá disponibilizar uma plataforma online com conteúdos formativos de capacitação para a economia digital e efetuar um importante conjunto de estudos sobre os negócios na internet, os mercados online e os novos consumidores. O Programa irá permitir que as empresas aderentes captem novos clientes, tanto no mundo físico como no digital, que passem a ter acesso a novos mercados nacionais e internacionais e que otimizem os seus processos de organização.

As microempresas e PME que aderirem ao Programa do ComércioDigital.pt irão beneficiar de um voucher com um serviço gratuito “3em1” pelo período de um ano, que engloba a oferta de um domínio registado .pt, uma ferramenta de construção e alojamento de site e caixas de correio eletrónico. Adicionalmente, os patrocinadores desta iniciativa proporcionarão acesso a outros serviços complementares de apoio à digitalização dos negócios das empresas aderentes, tais como, por exemplo e entre outros: desenvolvimento das lojas online e presença em marketplaces; implementação de um selo de confiança; publicidade e marketing digital; acesso à internet e serviços de telecomunicações; serviços de hosting e cloud; banca digital e pagamentos eletrónicos; logística e distribuição; e software de gestão. 

O ComércioDigital.pt, que é cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia/FEDER, tem como entidades parceiras o DNS.pt e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com os patrocínios da Chronopost, da Mastercard, da SIBS, do Millenium BCP, da NOS, da SAGE e da DHL.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos