(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2025 - CM Lagos - Natal de Lagos

ULS Algarve inicia cirurgia robótica no Hospital de Faro

ULS Algarve inicia cirurgia robótica no Hospital de Faro

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve realizou, a 20 de novembro, a primeira cirurgia robótica do Hospital de Faro. Um passo decisivo rumo à inovação nos cuidados prestados aos doentes na ULS Algarve, assinalando um marco na modernização dos cuidados de saúde na região.

Este sistema de cirurgia minimamente invasiva foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar a tecnologia mais avançada aos cirurgiões, permitindo tratar patologias complexas com maior precisão e garantindo simultaneamente aos doentes procedimentos menos invasivos e tempos de recuperação mais rápidos, reduzindo assim o período de internamento hospitalar. “Esta técnica tem uma clara vantagem em relação à técnica aberta. É uma mais-valia para todos”, explica Miguel Cabrita, urologista e coordenador da Cirurgia Robótica na ULS Algarve.

Mais do que um processo mais simples e benéfico para o utente, esta é também uma forma de trazer os grandes cirurgiões ao Hospital de Faro. Luís Campos Pinheiro, diretor do Departamento de Cirurgia e do Serviço de Urologia da ULS de São José, percursor da implementação da Cirurgia Robótica no SNS, que assistiu à primeira prostectomia total realizada pelo sistema robótico Da Vinci Xi, o mais avançado da plataforma Da Vinci, não tem dúvidas: “O cirurgião gosta de utilizar a tecnologia mais moderna e nós temos agora a tecnologia mais moderna no Hospital de Faro, que é conhecido pela sua escassez de quadros. Este é um grande prémio para quem está cá e uma grande vantagem para aqueles que estejam na dúvida entre continuar no SNS ou não. Aqui têm uma oportunidade que no privado não terão com tanta facilidade”, salienta.

“A existência de cirurgia robótica permite uma maior eficácia cirúrgica. O robot possibilita mais precisão no gesto e permite, nas cirurgias mais complexas, que são as oncológicas, que se tenha ganhos imediatos”, afirmou Anibal Coutinho, diretor do Departamento de Cirurgia e do Serviço de Urologia da ULS Algarve. O médico não tem dúvidas: “Hoje é o último dia do passado, estamos a dar um passo para o futuro. Não tenho dúvidas que os hospitais vão todos passar a fazer cirurgia robótica, e que daquela equipa maravilhosa que está ali, o cirurgião vais ser o primeiro a «desaparecer» daqui uns anos”.

Hospital do Barlavento Algarvio já realizou mais de 50 cirurgias

O Hospital de Faro é a segunda unidade hospitalar do sul do país a efetuar a cirurgia robótica, depois do Hospital do Barlavento Algarvio ter iniciado em abril de 2025. O processo de implementação da Cirurgia Robótica nestes dois hospitais da ULS Algarve integrou-se no Programa de Modernização Tecnológica do SNS e representou um investimento de 4.169.700,00€, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Desde a realização da primeira cirurgia no inovador Hugo™ RAS (Robotic-Assisted Surgery) há seis meses, o Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, já realizou mais de 50 cirurgias através do sistema robótico. Até agora, em Portimão realizaram-se, 14 prostectomias totais e cerca de 30 cirurgias do estômago, parede abdominal e cólon, pela cirurgia geral. “Os resultados têm sido excelentes e os tempos cirúrgicos têm sido magníficos, ainda ontem [quarta-feira 19 de novembro] se fez uma prostectomia total em 2h30 minutos”, explica o médico Aníbal Coutinho, que assegura que após três a quatro meses os ganhos de produção cirúrgica passam a ser evidentes.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos