(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses concentra-se hoje em frente ao Ministério da Saúde

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses concentra-se hoje em frente ao Ministério da Saúde

Hoje, dia 1 de Julho, pelas 11:00 horas, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) irá concentrar-se em frente ao Ministério da Saúde para "entregar" à Ministra Marta Temido «os sapatos gastos dos [também] desgastados enfermeiros».

Decorridos já 15 meses de pandemia e com a possibilidade de o país vir a enfrentar uma quarta vaga, o SEP critica que «nenhum dos antigos problemas dos enfermeiros foi resolvido», continuando a haver enfermeiros contratados «com vínculo precário», segundo afirma o núcleo.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 54-B/2021, as administrações ficam impedidas de contratarem novos enfermeiros, o que contribui para um aumento do número de efectivos. Sendo também que o Governo deixou de pagar o acréscimo de 50% do trabalho extraordinário aos profissionais, este cenário traduz-se na «impossibilidade do gozo de férias», ficando a faltar «adoptar medidas que minimizem o risco e penosidade da profissão de enfermagem», segundo o sindicato.

«O Governo continua a não decidir pela atribuição da menção qualitativa de RELEVANTE no biénio 2019-2020 apesar da maioria das instituições não ter operacionalizado a Avaliação do Desempenho. Serão entregues cerca de 10 mil assinaturas a exigir esta decisão», pode ler-se em comunicado de imprensa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos