(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

“Ser dador de IRS não dói nada” e pode ajudar os doentes com cancros do sangue

“Ser dador de IRS não dói nada” e pode ajudar os doentes com cancros do sangue

Campanha da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apela aos portugueses para a doação de 0,5% do IRS

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) acaba de lançar a campanha de angariação de fundos através da consignação do IRS de 2020, sob o mote “Ser dador de IRS não dói nada”, apelando à solidariedade dos portugueses.

“A doação de 0,5% do imposto a favor de uma associação não representa custos nem perdas de benefícios fiscais para o contribuinte, mas pode ajudar muitas pessoas que estão a lutar contra cancros do sangue. Todos podem contribuir para esta causa e permitir que mais doentes continuem a ter o apoio que necessitam nesta fase mais difícil”, explica Carlos Horta e Costa, Vice-Presidente da APCL.

“Com os fundos angariados, a APCL vai poder dar continuidade ao programa de apoio social que tem sido de enorme ajuda para doentes e familiares com menos recursos, continuar a organizar workshops temáticos para os doentes e apostar na entrega de bolsas de investigação que aumentem o conhecimento científico dos cancros do sangue.”, refere o Vice-Presidente.

Para consignar o seu IRS à APCL bastará apenas aceder ao Portal das Finanças e escolher a opção “Comunicação do agregado familiar/Entidade a consignar”, indicando o NIF 505 945 401. A consignação é feita com base no montante que teria de pagar ao Estado, sendo que, desta forma, o seu reembolso será o mesmo. No caso de optar por consignar também o IVA, este montante irá ser retirado do valor que seria creditado no seu saldo de IRS.

Sobre a APCL

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro hemato-oncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.

A principal motivação dos Fundadores da APCL radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que é a Leucemia.

A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, investindo para isso em investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação para profissionais de saúde.

A APCL assume ainda como sua missão o aumento da literacia do doente, promovendo e organizando workshops sobre patologias do sangue e temas relacionados, com envolvimento de profissionais de saúde.

A promoção de encontros entre pares para partilha de experiências e informações, bem como o apoio financeiro a doentes com Leucemia e às suas famílias, são outras valências que doentes e cuidadores encontram da APCL.

A APCL iniciou um processo de construção de uma casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos e seus familiares com carências financeiras que se encontrem deslocados da sua área de residência e se encontrem em tratamentos específicos ou transplante em Lisboa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos